A Agência Espacial Europeia vai financiar três estudos, à procura de tendências para as futuras necessidades de transporte espacial nos seus programas. A intenção passa por identificar tendências de longo prazo e potenciais evoluções “em todos os domínios de aplicação”, tendo em conta as necessidades dos programas que a agência está a preparar neste momento, para colocar em marcha nos próximos anos. 

Como refere um comunicado, “as tecnologias de transporte espacial são intrinsecamente complexas, algumas implicam longos ciclos de desenvolvimento, que podem ultrapassar uma década”. 

A pensar nestes ciclos longos, a agência procura pistas para direcionar esforços e investimentos, que ajudem a desenvolver uma área que o financiamento europeu tem vindo a dinamizar e que volta a ser uma aposta forte do próximo programa-quadro. 

Os estudos em questão foram entregues a três empresas do sector: ArianeGroup, Avio e Rocket Factory Augsburg. Cada um vai custar 500 mil euros e são financiados pela iniciativa New European Space Transportation Solutions.

Os resultados destes estudos devem ser conhecidos até ao verão e com eles recomendações preliminares de elementos para direcionar o desenvolvimento de futuras tecnologias de transporte espacial (sistemas e serviços). 

Agência Espacial Europeia recorda as grandes conquistas de 2020 em imagens e vídeo
Agência Espacial Europeia recorda as grandes conquistas de 2020 em imagens e vídeo
Ver artigo

Esta será aliás a base para definir as propostas que a agência levará ao Conselho de Ministros Europeu em 2022, no domínio do transporte espacial, altura em que irá apresentar linhas de ação para o período entre 2030 e 2050. 

"A ESA, através da sua iniciativa New European Space Transportation Solutions, lança as bases que nos vão permitir preparar o futuro para além da Ariane 6 e da Vega-C”,  explica Daniel Neuenschwander, Diretor de Transportes Espaciais da ESA. 

Os estudos de conceito agora adjudicados estão orientados para sistemas de transporte espacial, mas também vão antecipar necessidades em termos de serviços associados às operações espaciais. O foco principal estará nas tecnologias que possam auxiliar as próximas missões da agência, mas também se procuram respostas para as necessidades do mercado global, sublinha a ESA. 

Aproveite para ver ou rever as fotos que marcaram o ano espacial europeu em 2020, selecionadas pela Agência Espacial Europeia.