Números avançados pelo Ministério da Educação revelam que o número de computadores com ligação à Internet, disponíveis nas escolas do ensino público portuguesas, é de uma máquina para cada 12,8 alunos. A média registada corresponde a uma melhoria relativamente aos números anteriores, onde se registva um rácio de um computador para cada 15,7 alunos.



O último recenseamento escolar do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo, do mesmo ministério, mostra que o número de PCs com ligação à rede existente no ensino privado é superior ao registado no público, existindo um computador por cada 7,6 alunos, o que aponta para uma média global de 11,7 alunos por computador com Internet em Portugal.



Os valores publicados indicam ainda a existência de um computador por cada 10,3 alunos, no regime público, enquanto que, no ensino privado, a média é de uma máquina para cada 6,6.



O nosso país apresenta uma das taxas de utilização de computadores na escola mais baixa da OCDE, situando-se abaixo dos 40 por cento, à semelhança da Finlândia, Suíça e Alemanha, mostra um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, publicado há um ano.



Apenas 44 por cento dos estudantes dos países da OCDE admitem a utilização frequente dos computadores nas escolas, estando em causa as limitações das instituições de ensino. Portugal faz parte desta realidade, o que coloca o nosso país no 28º lugar de um ranking constituído por 39 países. A média nacional é de menos de um computador por aluno, aponta o relatório.



Mesmo assim, os estudantes nacionais situam-se entre os que apresentam uma atitude mais receptiva aos computadores, tal como os alunos da Áustria, do Canadá, da Alemanha, Islândia, Coreia do Sul e Polónia. Os números publicados pelo relatório da OCDE referem que 80 por cento dos alunos portugueses utilizam o computador em casa, uma percentagem que coloca o nosso país ao mesmo nível da Finlândia, Áustria, Nova Zelândia, Suíça e Alemanha.

Notícias Relacionadas:

2006-10-23 - Portugal Telecom promove segunda edição do PT Escolas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.