São cada vez mais frequentes as notícias em torno de crimes cibernéticos, tais como o roubo de credenciais para a prática de ransomware, burlas informáticas, abuso de menores, e outras. Nesse sentido, as empresas têm vindo a reforçar as suas equipas com profissionais qualificados para fazer face aos perigos imergentes. E especialista em segurança Exclusive Group refere que até 2021 existirão cerca de 3,5 milhões de vagas por preencher na área de cibersegurança.

O setor terá novas oportunidades de emprego, necessitando de soluções e serviços mais completos, ágeis e eficazes, refere o comunicado. Os crimes informáticos são cada vez mais sofisticados e agressivos, requerendo uma resposta à altura. É ainda referido que as empresas têm uma maior consciencialização sobre os problemas da segurança, tornando-se mais proativas no combate ao cibercrime.

Claranet inaugura unidade de Cibersegurança Global para enfrentar crescente criminalidade informática
Claranet inaugura unidade de Cibersegurança Global para enfrentar crescente criminalidade informática
Ver artigo

Ainda assim, o número de postos de trabalho na área não consegue acompanhar o aumento do cibercrime, o que custará mais de 100 mil milhões de dólares por ano, até 2021, prevê a especialista. Nos próximos cinco anos as ofertas de trabalho no setor vão triplicar, e só na Europa haverá um défice de 350.000 trabalhadores até 2022.

A Exclusive Group salienta ainda que neste complexo mundo interconectado, a segurança das empresas não deve ficar apenas nas mãos dos especialistas, mas também nas equipas de TI e os trabalhadores que devem ser educados e envolvidos na defesa das suas aplicações e dados, assim como os dispositivos e as infraestruturas.