Em 2013, a Google apresentou a sua aposta no mundo dos óculos inteligentes com os Google Glass. O entusiasmo em torno dos óculos de realidade aumentada foi esmorecendo com o passar do tempo e a gigante tecnológica acabou por centrar as atenções do projeto no setor empresarial. No entanto, com a realidade aumentada a estar cada vez mais “em voga”, a gigante de Mountain View poderá desenvolver uma nova geração dos seus óculos.
Um dos sinais que dá a entender que a Google está a preparar mudanças é a abertura de novas vagas de emprego na área de realidade aumentada, em particular para a criação de um novo sistema operativo para aquele que é descrito como um “dispositivo inovador de realidade aumentada”.
As vagas foram anunciadas por Mark Lucovsky, novo diretor de engenharia de sistemas operativos de realidade aumentada da Google, através do LinkedIn. Entre as novas posições abertas pela empresa destaca-se uma, para Senior Software Developer, que indica que claramente que a equipa da Google pretende “construir os componentes de software necessários para controlar e gerir” o hardware dos seus produtos de realidade aumentada.
A vasta maioria das vagas abertas relacionam-se com posições nos escritórios da Google nos Estados Unidos, se bem que outras se localizem no Canadá, especificamente em Ontário, onde se encontra a North, uma empresa especializada em óculos inteligentes que foi comprada pela Google em 2020.
Recorde-se que, ao longo dos últimos anos, várias empresas têm vindo a apostar na criação de óculos inteligentes, incluindo opções que suportam realidade aumentada ou, apenas uma nova experiência de visualização de conteúdos, entre projetos que estão disponíveis em certos mercados e outros que ainda estão em desenvolvimento.
O panorama é variado: Da Meta, casa-mãe do Facebook, com os Ray-Ban Stories, à Dynabook, com os dynaEdge DE200 destinados no segmento empresarial, passando ainda por propostas da Xiaomi, da TCL e mais recentemente da Oppo, que revelou os seus Oppo Air Glass.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários