O governo dos EUA anunciou oficialmente esta segunda-feira que irá conceder um subsídio de 6,6 mil milhões de dólares (cerca de 6,1 mil milhões de euros) à TSMC - Taiwan Semiconductor Manufacturing Company. Entretanto, a empresa de Taiwan anunciou também os planos para a construção de uma terceira fábrica no Arizona, desta feita em Phoenix, onde irá investir mais de 65 mil milhões de dólares (perto de 60 mil milhões de euros).

A notícia surge na sequência de um conjunto de anúncios de investimentos na área dos processadores, com por exemplo o da UXL Foundation, em que se incluem tecnológicas como a Qualcomm, a Google e a Intel, que se preparam desde modo para fazer frente à NVIDIA.  Além disso, a Intel e a Microsoft anunciaram em fevereiro, uma nova parceria, que, segundo as empresas, poderá valer mais de 15 mil milhões de dólares a longo prazo.

De acordo com informações divulgadas em comunicado pela TSMC, a primeira fábrica no Arizona deverá iniciar a produção com tecnologia de 4 nm no primeiro semestre de 2025. A segunda fábrica produzirá a tecnologia de processamento de 2 nm mais avançada do mundo, com transístores de folha nano da próxima geração, além da tecnologia de 3 nm anteriormente anunciada, com início de produção em 2028.

Tim Cook, CEO da Apple, confirmou, em dezembro de 2022, que a Apple vai passar a usar chips fabricados pela empresa de Taiwan nos EUA

A terceira fábrica, agora anunciada, produzirá chips utilizando processos de 2nm ou mais avançados, com início de produção no final da década. Cada uma das três fábricas terá uma área de sala limpa com aproximadamente o dobro do tamanho de uma fábrica lógica padrão da indústria.

Importa sublinhar que o mercado de chips está a recuar, estando a afetar os principais fabricantes, com exceção da NVIDIA.

"O Chips and Science Act dá à TSMC a oportunidade de fazer este investimento sem precedentes e de oferecer as tecnologias de fabrico mais avançadas dos Estados Unidos", afirmou o presidente da TSMC, Mark Liu. "As nossas operações nos EUA permitem-nos apoiar melhor os nossos clientes americanos, que incluem várias das principais empresas de tecnologia do mundo. As nossas operações nos EUA também irão expandir a nossa capacidade de inovar os futuros avanços na tecnologia de semicondutores."

A confirmação do investimento surge poucos dias depois de um grande terramoto em Hualien, Taiwan, que pode ter impacto na produção de semicondutores. Para garantir a segurança dos trabalhadores, a TSMC evacuou as fábricas na região.

Veja as imagens de satélite do sismo registado em Taiwan