Num discurso no Japão o vice presidente da Intel para a área de plataformas desktop, Louis Burns, apelou ao trabalho conjunto da indústria no sentido de criar especificações que protejam os direitos de autor e estimulem a distribuição de conteúdos e serviços digitais premium, assegurando o sucesso do conceito de Lar Digital.
Recorde-se que a Intel criou uma área específica para trabalhar o conceito de digital home tendo já procedido a várias aquisições no sentido de criar um leque de competências nesta área que abarque software e produtos.
Recentemente a empresa participou no lançamento de um Entertainment PC que, equipado com um processador Pentium 4 e um chipset Intel 915 Express, suporta um conjunto de funcionalidades multimédia e permite a ligação a um leque diverso de equipamentos ligados à rede doméstica.
O conceito Digital Home prevê a possibilidade de ligar vários dispositivos em rede, centralizando várias aplicações no PC que as distribui para equipamentos específicos. É a partir do PC que são descarregados filmes para visionar no DVD ou recolhidas músicas que serão posteriormente ouvidas através da aparelhagem.
De acordo com a opinião do responsável da Intel o trabalho conjunto no desenvolvimento de standards interoperáveis entre os vários fabricantes que introduzam mecanismos de protecção dos direitos de autor irá facilitar a possibilidade de distribuição dos conteúdos pelos vários canais disponíveis para o utilizador, sublinhou no CEATEC Japão 2004 - uma das mais importantes feiras de tecnologia do mundo - perante mil gestores de TI.
A exposição de Louis Burns acabou por conduzir à tecnologia desenvolvida pela própria Intel para a protecção de direitos de autor nos conteúdos digitais, desenvolvida em parceria com a Hitachi, Matsushita Electric Industrial, Sony e Toshiba que já recolheu alguns apoios por parte da indústria discográfica e de cinema.
No que diz respeito a este assunto o responsável adiantou que a Intel está a trabalhar com várias empresas japonesas interessadas na tecnologia Digital Transmission Content Protection over Internet Protocol (DTCP-IP).
Notícias Relacionadas:
2004-09-21 - Intel concretiza novos investimentos na área do lar digital
2004-06-18 - Intel apresenta novos produtos e reforça conceito de home entertainment PC
2004-01-07 - Intel Capital cria fundo para desenvolvimento do conceito de lar digital
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários