Os chips de IA da Intel já alimentam vários portáteis, de gaming e mais além, revelados na CES 2024, da Acer à Lenovo. Mas os computadores não são a única área em que a fabricante norte-americana está a apostar no que respeita à integração de IA. 

Na feira de tecnologia em Las Vegas a Intel anunciou que vai lançar novas versões dos seus chips com IA concebidas especialmente para automóveis. A fabricante chinesa Zeekr, na área dos veículos elétricos, será a primeira a incluir a nova “família” de SoCs nos seus automóveis.

Intel aposta em chips de IA para automóveis e quer ganhar terreno em relação à Nvidia e Qualcomm
créditos: Intel

A Intel afirma que os novos SoCs vão permitir dar resposta a necessidades críticas da indústria, sobretudo para escalar a potência e desempenho, à medida que o software para automóveis se torna cada vez mais avançado e que a adoção de veículos elétricos cresce.

Através dos chips será possível trazer experiências melhoradas aos veículos, entre assistentes de voz mais inteligentes, capacidades de videoconferência e até suporte a videojogos para PC. A segurança é outra das áreas relevantes, com os chips a possibilitarem, por exemplo, a implementação de sistemas de monitorização para condutores e passageiros.

Carros com ChatGPT e com combustível de hidrogénio apresentados na CES 2024
Carros com ChatGPT e com combustível de hidrogénio apresentados na CES 2024
Ver artigo

Até à data, a Intel produziu chips que estão presentes em mais de 50 milhões de veículos e que alimentam sistemas de infotainment, ecrãs e instrumentos digitais. No entanto, a empresa ainda não conseguiu ganhar vantagem em relação às rivais Nvidia ou Qualcomm neste setor, sendo este um dos motivos que sustenta a sua aposta reforçada nos chips de IA.

Em declarações à imprensa internacional, durante uma conferência de antecipação à CES, Jack Weast, responsável pela divisão automotiva da Intel, afirmou que a empresa tenciona diferenciar-se das rivais ao disponibilizar chips que possam ser utilizados pelas fabricantes em todas as suas linhas de produtos, avança a Reuters.

A Intel também aproveitou a CES 2024 para anunciar as suas intenções de adquirir a startup francesa Silicon Mobility, especializada no design de SoCs e software para controlo de motores e sistemas de carregamento em veículos elétricos.

O SAPO TEK está a seguir tudo o que se passa na CES 2024, com os principais anúncios que marcam tendências para este ano e os próximos, mas também os gadgets mais curiosos que sempre surgem nestas feiras. Acompanhe tudo no dossier da CES 2024.