Com a pandemia de COVID-19 o mundo mudou e, no palco virtual da CES 2021, a Samsung deu a conhecer um novo conjunto de soluções tecnológicas concebidas para facilitar a vida durante o “novo normal”.

Além de um novo local de trabalho ou de estudo, a casa tornou-se verdadeiramente numa espécie de “santuário” durante a pandemia e a fabricante sul-coreana está a explorar novas formas de tornar as suas tecnologias ainda mais inteligentes, trazendo novas experiências intuitivas, personalizáveis e capazes de se adaptar às necessidades dos utilizadores.

De acordo com Sebastian Seung, presidente e responsável pelo departamento de pesquisa da Samsung, o objetivo é criar um futuro em que a tecnologia é construída de acordo com o estilo de vida das pessoas.

Em destaque, estão os novos frigoríficos Flex Bespoke de 4 portas, que permitem uma maior personalização através de painéis exteriores coloridos, trazendo também melhorias no interior e que permitem conservar de uma melhor forma os alimentos e bebidas. Os equipamentos têm uma data de chegada marcada para a Primavera nos Estados Unidos.

“Saltando” da cozinha para a sala de estar, há também espaço para novas televisões. Nos seus modelos mais acessíveis, a empresa adotou a MicroLED, a mesma que está presente na The Wall, a TV apresentada na CES 2018.

CES 2021: Samsung apresenta novas televisões suportadas pela tecnologia Quantum Mini LED
CES 2021: Samsung apresenta novas televisões suportadas pela tecnologia Quantum Mini LED
Ver artigo

A linha de 2021, que chegará ao mercado em março, oferece tamanhos de ecrãs até 110 polegadas, mas também modelos mais pequenos com a tecnologia. Por baixo do ecrã, as TVs apresentam 24 milhões de MicroLEDs, melhorando cores e iluminação para as linhas domésticas.

Para facilitar os novos estilos de vida mais “caseiros” a Samsung está também a apostar em serviços como SmartThings Cooking, uma app para dar mais “inteligência” ao que é feito na cozinha e que permite um maior controlo dos equipamentos e eletrodomésticos da marca, tudo a partir do smartphone, assim como Samsung Health Smart Trainer, que vai chegar a todas as Smart TVs de 2021 da marca.

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que tem vindo a marcar os produtos da fabricante: seja nas TVs ou nos eletrodomésticos. Assim, a Samsung apresenta o JetBot90 AI+, que chegará ao mercado norte-americano na primeira metade de 2021.

O aspirador inteligente dispõe de sensores LiDAR para reconhecer e evitar até os obstáculos mais pequenos. O equipamento conta também com uma câmara, permitindo, por exemplo, ao utilizador ver se os seus animais de estimação se estão a comportar bem.

CES 2020: Lembra-se do BB-8 do Star Wars? A Samsung tem uma versão mais pequena e chama-se Ballie
CES 2020: Lembra-se do BB-8 do Star Wars? A Samsung tem uma versão mais pequena e chama-se Ballie
Ver artigo

No que toca ao lado das criações mais robóticas, a empresa fez melhorias ao sistema GEMS, apresentado na edição do ano passado da CES, que já está a ser utilizado em testes clínicos e programas piloto.

Prevendo já o futuro onde os robots tornar-se-ão autênticos “ajudantes” lá em casa, a Samsung dá a conhecer o Bot Care, um assistente virtual que toma a forma de um autómato e que promete tratar de todos os pequenos pormenores da vida dos utilizadores, assim como o Bot Handy, capaz de pegar em diversos objetos e de dar uma ajuda nas tarefas domésticas.

Um futuro mais equitativo e sustentável

Para lá das mudanças tecnológicas nos lares, Sandeep Rana, especialista de sustentabilidade ambiental da Samsung, afirma que garantir um futuro melhor para as próximas gerações é essencial. Além dos programas que incentivam os jovens a ganhar o gosto pela tecnologia e a criar novas soluções, a marca aposta também na acessibilidade das suas criações, assim como na tomada de medidas mais "amigas" do ambiente.

Segundo Sandeep Rana, estão a ser tomadas múltiplas medidas para assegurar a sustentabilidade ambiental, com um especial ênfase no “upcycling”: desde as caixas de cartão dos equipamentos aos comandos das TVs que passam a dispensar baterias, sem esquecer o software.

A empresa quer ir mais além com o Galaxy Upcycling at Home, o programa que quer dar mais “vida” a smartphones que já não estejam a ser utilizados, permitindo transformá-los, por exemplo, em monitor para a atividade dos bebés durante a noite, ou como um comando à distância.

Samsung acaba com o “mistério” a 14 de janeiro. Empresa vai apresentar linha de smartphones Galaxy
Samsung acaba com o “mistério” a 14 de janeiro. Empresa vai apresentar linha de smartphones Galaxy
Ver artigo

Mas, as “surpresas” tecnológicas da Samsung não terminam por aqui e Sebastian Seung relembra que o próximo Unpacked da fabricante está marcado para o próximo dia 14 de janeiro, onde se espera que dê a conhecer ao mundo a nova linha de smarthones Galaxy S21.

O SAPO TEK está a acompanhar tudo o que de mais importante se passa na CES 2021. Veja aqui todas as novidades e anúncios da maior feira de tecnologia dos Estados Unidos que este ano decorre em modelo totalmente virtual.