As dez tendências no mercado da tecnologia, media e telecomunicações para 2020 foram reunidas pela Deloitte no relatório TMT Predictions 2020. De acordo com os dados, as receitas no setor vão surgir maioritariamente de cinco áreas, com os smartphones a ficarem com a principal fatia do mercado, cerca de um bilião de dólares.
Em comunicado, o partner da Deloitte e líder da indústria de tecnologia, media e telecomunicações (TMT) da empresa, Sérgio do Monte Lee, explica que em 2020 as receitas de TMT terão sobretudo origem de cinco subindústrias e são os smartphones a ficarem com a principal fatia do mercado. Seguem-se os data centers e software empresarial (660 mil milhões dólares), televisão (600 mil milhões dólares), Internet of Things (500 mil milhões dólares) e computadores (400 mil milhões de dólares).
No 5G a consultora aponta para o crescimento das implementações privadas da nova geração de redes móveis, especialmente em contextos industriais, mas as área da inteligência artificial, com o crescimento dos chips com AI integrada, e os robots no local de trabalho estão também em destaque.
Confira na fotogaleria algumas das tendências apresentadas no relatório.
O TMT Predictions 2020 da Deloitte traz todos os anos uma visão das principais tendências globais previstas para as indústrias de tecnologia, media e telecomunicações que irão marcar os próximos anos.
No início do ano o SAPO TEK reuniu as principais previsões de consultoras e empresas do sector num único artigo que pode rever em Quais vão ser as principais tendências em 2020? Reunimos previsões em 10 áreas
A assinalar o início de uma nova década a equipa do SAPO TEK fez um balanço dos últimos 10 anos na tecnologia, que pode conhecer nos artigos que foram sendo publicados nas várias áreas.
2010-2019: A história de uma década em 10 gadgets que mudaram o mundo
No fim de uma década plena no que toca a evolução tecnológica chegou a altura de fazer uma viagem pelos gadgets que a marcaram. Por entre “altos e baixos”, uma coisa é certa: os gadgets estão cá para ficar e, provavelmente, já não conseguiríamos imaginar a nossa vida sem a sua presença.
2010-2019: Ainda não há carros voadores, mas há mais opções de mobilidade como meio de transporte
Nesta última década a mobilidade tem sido cada vez mais integrada e sustentável, mas também há desafios a superar, com a população urbana a aumentar cada vez mais. Quais as estratégias que deverão ser tomadas?
2010-2019: Mesmo com “trancas à porta” o mundo tecnológico não deixa de ser permeável às fake news
Um final de década que prometia ser de “marcação cerrada” à desinformação acabou por revelar-se aquém das espectativas. Com a entrada na nova década tornar-se-ão as fake news num novo “normal”?
2010-2019: 10 anos em que o mapa do Universo cresceu a olhos vistos e Marte ficou mais perto
Namoros com asteroides, mergulhos em Saturno, fotos de buracos negros, foguetões com roadsters a bordo, água em Marte ou espreitadelas ao lado oculto da Lua: muitos foram os momentos que fizeram as delícias dos amantes do Espaço na última década
2010-2019: Revelação de novas consolas, eventos em catadupa e crescimento da indústria dos videojogos
Assim foi um ano (e uma década) marcado por novidades, serviços, plataformas de gaming e uma certeza de uma indústria em transformação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot Clone leva humanização a novos níveis de realismo com braços e músculos artificiais -
App do dia
Pegada é uma espécie de Tinder versão “quatro patas” para juntar cachorros em matches perfeitos -
Site do dia
Noteey é um recurso online para explorar pensamentos e ideias de forma visual -
How to TEK
Converse diretamente com o Gemini a partir da pesquisa do Chrome e utilize o Google Lens no browser
Comentários