Diz-se que a década de 2020 será de muitos upgrades de tecnologias que já conhecemos, tanto em produtos de consumo como industriais, em redor da Inteligência Artificial, da Internet of Things e da mobilidade, mas muito e muito mais.

Destacam-se as previsões de avanços consideráveis na área da medicina, alimentados por machine learning, deep learning, IA e big data, e também sobre o relacionamento homem-máquina, em que a realidade aumentada terá papel crucial.

Acredita-se igualmente que o desapontamento e algum ceticismo que acabou por aflorar nos últimos anos em redor da tecnologia dê lugar a uma maior credibilidade e confiança. Uma tendência que terá de ter uma das suas bases numa regulação mais efetiva, célere e dinâmica.

Num espaço temporal mais restrito, para 2020 propriamente dito, as previsões surgem em maior quantidade e com um grau de certeza mais preciso e não há organização internacional, consultora ou guru que não as tenha partilhado. O SAPO TEK selecionou 10 áreas e deixa algumas das previsões que foram tornadas públicas para cada uma delas na galeria de imagens que acompanha este artigo.

Nas últimas semanas a equipa do SAPO TEK tem trabalhado num balanço dos últimos 10 anos na tecnologia, que pode conhecer nos artigos que foram sendo publicados nas várias áreas.

2010-2019: A história de uma década em 10 gadgets que mudaram o mundo

No fim de uma década plena no que toca a evolução tecnológica chegou a altura de fazer uma viagem pelos gadgets que a marcaram. Por entre “altos e baixos”, uma coisa é certa: os gadgets estão cá para ficar e, provavelmente, já não conseguiríamos imaginar a nossa vida sem a sua presença.

2010-2019: Ainda não há carros voadores, mas há mais opções de mobilidade como meio de transporte

Nesta última década a mobilidade tem sido cada vez mais integrada e sustentável, mas também há desafios a superar, com a população urbana a aumentar cada vez mais. Quais as estratégias que deverão ser tomadas?

2010-2019: Mesmo com “trancas à porta” o mundo tecnológico não deixa de ser permeável às fake news

Um final de década que prometia ser de “marcação cerrada” à desinformação acabou por revelar-se aquém das espectativas. Com a entrada na nova década tornar-se-ão as fake news num novo “normal”?

2010-2019: 10 anos em que o mapa do Universo cresceu a olhos vistos e Marte ficou mais perto

Namoros com asteroides, mergulhos em Saturno, fotos de buracos negros, foguetões com roadsters a bordo, água em Marte ou espreitadelas ao lado oculto da Lua: muitos foram os momentos que fizeram as delícias dos amantes do Espaço na última década

2010-2019: Revelação de novas consolas, eventos em catadupa e crescimento da indústria dos videojogos

Assim foi um ano (e uma década) marcado por novidades, serviços, plataformas de gaming e uma certeza de uma indústria em transformação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.