A informação é partilhada no blog do Beth Israel Deaconess Medical Center e indica que os médicos estão a usar os óculos desenvolvidos pela Google para poderem ver a informação relacionada com dados médicos enquanto falam com os pacientes e os examinam.

Esta não é a primeira vez que a tecnologia wearable da Google foi usada ao serviço da medicina, e o TeK já deu conta de outras experiência em cirurgias no Hospital da CUF.

John Halamka, CIO do Hospital, explica no seu blog que quatro médicos de serviço no bloco de urgências estão a utilizar os Google Glasses há três meses e que até agora a experiência se tem mostrado útil na obtenção de informação em tempo real. A unidade em experimentação tem uma câmara de vídeo, ecrã de projeção, microfone, um touch pad e sensor de movimento.

[caption]google glasses[/caption]

O Hospital já tinha um dashboard na web com informação que agora é visualizada nos óculos, com transmissão de dados segura. "Os clínicos podem agora conversar com os pacientes e examiná-los, efetuando os seus procedimentos enquanto verificam informação do ED Dashboard no seu campo de visão", explica John Halamka.

O CIO escreve que a equipa do Hospital enfrentou a experiência com uma mistura de intriga e ceticismo, mas que quem já experimentou mostrou-se impressionado.

Do lado dos pacientes não é muito diferente. Os óculos utilizados são laranja e por isso facilmente identificáveis, mas embora os pacientes tenham mostrado alguma estranheza, ninguém demonstrou receios e alguns techies quiseram mesmo saber detalhes sobre a tecnologia.

John Halamka defende que a tecnologia wearable traz várias vantagens e que a possibilidade de aceder e confirmar informação clínica, mantendo as mãos livres é uma das mais relevantes em ambiente hospitalar, pelo que revela confiança sobre a possibilidade destes dispositivos virem a substituir os tablets.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico