A pirataria informática é um dos principais factores que tem impedido o crescimento das empresas de software e a total implementação da chamada Sociedade da Informação, revelam as conclusões de um estudo recentemente divulgado pela IDC.

Segundo o mesmo relatório, se o volume de pirataria decrescesse pelo menos 10 por cento nos próximos quatro anos as economias ocidentais e orientais arrecadariam mais 100 mil milhões de dólares. Além disto, seriam criados 250 mil novos postos de trabalho especializados neste sector, o que traria aos Estados um acréscimo de 23 milhões de dólares nas suas receitas de impostos para os próximos quatro anos.

Estas são as principais conclusões do estudo da IDC encomendado pela Business Software Alliance elaborado com o objectivo de observar os benefícios económicos que se poderiam verificar em 57 países analisados caso as leis da propriedade intelectual fossem aplicadas ou mesmo reforçadas no sector do software, e se existisse uma maior sensibilização e educação da população civil para a importância do respeito destas normas.

Notícias Relacionadas:


2003-02-14 - RIAA e MPAA publicam guia para incentivar empresas a combater pirataria


2002-02-16 - Pirataria "rouba" mais de 1,9 mil milhões de dólares à indústria norte-americana de jogos