A Sony começou a falar abertamente, e de forma oficial na sua próxima consola, que apesar de não ter nome oficial, é conhecida como PlayStation 5. Primeiro foi o arquiteto Mark Cerny, em entrevista à Wired, a fornecer os primeiros detalhes técnicos da consola, tais como suporte a 8K, placa gráfica com ray tracing e disco SSD, afirmando também que não seria lançada em 2019. Agora foi a vez da empresa nipónica afinar melhor as agulhas do seu lançamento, referindo numa recente sessão de perguntas e respostas com jornalistas, de que a consola não será lançada nos próximos 12 meses, como confirma um post no Twitter um repórter do Wall Street Journal.

Assim, os especialistas apontam para a possibilidade de saída para o mercado, em 2020, em duas épocas possíveis: o verão ou o natal. Ao ser lançada no fim do próximo ano daria espaço à empresa de a apresentar na E3 do próximo ano, visto que a próxima edição não marcará presença, devido à falta de novidades de relevo. Estas previsões já haviam sido feitas por analistas no início de 2018, que apontavam 2020 para eventual data de lançamento da consola, prevendo ainda a retrocompatibilidade com a PS4, confirmada também por Mark Cerny.

Estas informações abrem mais discussões sobre o verdadeiro arranque de geração acontecer em 2020, até porque a Microsoft também terá duas novas consolas para o próximo ano, a Anaconda e a Lockhart, para substituir a Xbox One X e a Xbox One S, respetivamente que poderão ser apresentadas já na próxima E3.

Ainda respondendo às questões dos jornalistas, a Sony afirma que atualmente, a PS4 chegou aos 96,8 milhões de unidades vendidas, prevendo que a esperada marca dos 100 milhões aconteça durante o próximo trimestre. Referiu ainda que o PlayStation Plus chegou às 36,4 milhões de subscritos, assim como o serviço de streaming PlayStation Now, registou um crescimento anual de 40% desde o seu lançamento, registando agora 700 mil subscrições.

No entanto, parte dos valores serão investidos na PlayStation 5, com a Sony a estimar uma queda das receitas operacionais no próximo trimestre em cerca de 10%.