A Monitio é a mais recente plataforma da Priberam. Apresentada em Madrid, a ferramenta a recorre a uma combinação entre inteligência artificial e tecnologias linguísticas e foi concebida para monitorizar meios de comunicação social de todo o mundo em tempo real, sendo capaz de traduzir conteúdos em qualquer língua para inglês, afirma a empresa.

A Priberam explica que a Monitio, que se enquadra no contexto de um projeto europeu, conta também com ferramentas assistidas de verificação de factos que, até agora, estavam “indisponíveis no mercado de monitorização de media” e que foram testadas por jornalistas da Deutsche Welle.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a Monitio

Segundo a empresa, a plataforma, que será lançada, para já, em Portugal e Espanha, permite organizar automaticamente milhares de artigos em conjuntos temáticos. Os utilizadores podem depois ter uma visão geral de como os conteúdos apresentados se relacionam com conteúdos específicos, acedendo a informação mais aprofundada.

“É o nosso objetivo ajudar a lutar contra notícias falsas uma vez que o número de afirmações falsas nas notícias, eventos ou sobre indivíduos de alto perfil online está a aumentar todos os dias”, realça Carlos Amaral, o CEO da Priberam, citado em comunicado.

O sistema de verificação de factos da Monitio foi desenvolvido em conjunto com uma equipa da Universidade de Cambridge, liderada pelo Professor Andreas Vlachos, perito nesta área.

Aeroporto de Frankfurt oferece notícias legendadas com tecnologia de IA da Priberam
Aeroporto de Frankfurt oferece notícias legendadas com tecnologia de IA da Priberam
Ver artigo

A plataforma tem sido desenvolvida e testada ao longo dos últimos dois anos por uma colaboração pan-europeia entre a Priberam, a emissora pública Deutsche Welle, a Universidade de Cambridge e a agência de relações públicas Scandinavian Communications.

Durante este período, a Monitio, que recebeu financiamento da UE para desenvolver as principais tecnologias e preparar o lançamento comercial, foi utilizada por um pequeno grupo de clientes na Europa. Em Portugal, o ISCTE MediaLab tem usado a plataforma desde 2021.