A nova consola da japonesa Nintendo vai afinal chamar-se Wii e não Revolution, como vinha sendo denominada até agora. A fabricante, que faz o anúncio numa apresentação em Flash a partir do seu site, explica que o novo nome se pronuncia "we", do pronome inglês com tradução para português "nós".



Com a denominação escolhida, a Nintendo pretende enfatizar a ideia de que esta é uma consola é para todos os tipos de utilizador. "Enquanto o nome de código Revolution expressava a nossa direcção, Wii representa a resposta", refere a fabricante no pequeno vídeo disponibilizado online. A empresa salienta também que, ao invés da grafia correcta em inglês, o nome Wii apresenta duas letras "i" pela ideia dos dois controlos ou do encontro de duas pessoas.



O anúncio do novo nome da consola é feito às vésperas da edição 2006 da E3, a principal feira do mundo de vídeojogos e que acontece entre os dias 9 e 12 de Maio, em Los Angeles. Na ocasião, a Nintendo revelará mais pormenores acerca da nova máquina que, pelo que já foi divulgado, poderá ler jogos em DVDs e terá um joystick capaz de captar os movimentos do utilizador.



A chegada da Wii ao mercado deverá acontecer até o final deste ano, com previsão de lançamento para o quarto trimestre, concorrendo com a PlayStation 3 da Sony, com data de comercialização prevista para a mesma altura, e com a Xbox 360 da Microsoft, já lançada.



Notícias Relacionadas:

2006-04-26 - Microsoft planeia actualização do CPU da Xbox 360

2006-03-15 - Sony remete para Novembro lançamento da terceira versão da PlayStation

2005-11-15 - Nintendo Revolution quer bater concorrência pelo preço

2005-09-17 - Nintendo cria comando de uma só mão para a próxima Revolution