A Sony começou a campanha de divulgação da sua nova consola Playstation 5, e nada como lançar um trailer de atmosfera para recriar a imersão que procura nos seus futuros jogos. O vídeo chama-se “PS5: Jogar não tem Limites” e procura enfatizar algumas funcionalidades do seu novo comando sem fios, o DualSense, que se destaca pelo feedback háptico, colocando nas mãos dos jogadores muitas sensações que até aqui foram exploradas superficialmente. Conheça aqui o dualSense com mais detalhe.
No vídeo pode ver-se alguns developers a falar sobre a nova tecnologia do comando, dos seus gatilhos adaptáveis, assim como o feedback háptico gerado pelo DualSense. “O vídeo começa com a protagonista a atravessar um lago congelado e a sentir o estalar do gelo nos pés. Conforme se vai apercebendo do perigo, o súbito aparecimento do Kraken das fissuras da superfície gelada demonstra a sensação de feedback háptico que os jogadores sentirão com o novo comando sem fios da PS5”, explica a editora em comunicado.
Outro aspeto salientado nas cenas do trailer é o sistema de som Tempest 3D AudioTech da PS5, que permite aos jogadores, por exemplo, sentir a tensão de uma corda a ser puxada num arco quando dispara uma flecha, através dos gatilhos com sensores adaptáveis.
“Estamos bastante entusiasmados com estas novas funcionalidades e mal podemos esperar para que também vocês possam mergulhar neste mundo dos videojogos com a PlayStation 5 e o DualSense nas vossas mãos”, diz Mary Yee, Vice-Presidente de Marketing da SIE. E acrescentou: “Os nossos parceiros criadores têm trabalhado arduamente, quer seja a criar ou a sonhar com a próxima geração de jogos”.
O que dizem os developers de videojogos?
“A precisão do feedback háptico permite-nos fazer todo o tipo de coisas novas”, diz Brian Horton, Diretor Criativo de Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, acrescentando que “devido à alta resolução do sistema háptico do DualSense podemos realmente impulsionar a dimensionalidade do feedback”.
Também o Diretor do Japan Studio, Nicolas Doucet, comenta: “Enquanto criador queremos surpreender com sensações inesperadas e por isso o feedback háptico tem sido o nosso foco central para o Astro’s Playroom. O conceito de ‘sentir o mundo’ é omnipresente, o que é um passo gigantesco na imersão. Tentei desligar o feedback háptico uma vez e não queria acreditar no quanto sentia a sua falta. É sem dúvida um game changer”.
Dinga Bakaba, Diretor do Deathloop, também se mostra entusiasmado com as novas funcionalidades do comando sem fios DualSense e diz que “os gatilhos adaptáveis e o feedback háptico trarão algumas fisicalidades às experiências de jogo e darão feedback importante”.
“Os gatilhos adaptáveis do DualSense irão ajudar-nos a fazer com que as armas se tornem ainda mais únicas e com que seja ainda mais satisfatório usá-las”, diz ainda Mathijs de Jonge, da Guerrilla Games, enquanto o CEO da Counterplay Games, Keith Lee, acrescenta: “Enquanto jogador estou entusiasmado por finalmente poder sentir que arma estou a segurar. Também posso sentir onde está um inimigo espacialmente, mesmo que este esteja fora do meu campo de visão”.
Kazunori Yamauchi, produtor e criador da saga Gran Turismo, também partilhou a sua opinião: “Comparando com o feedback que tínhamos, o carácter especial do feedback háptico é que ele tem uma gama maior de frequências que pode produzir, o que significa que o design sonoro e o tátil podem ser tratados de forma contínua e integrada”.
De notar que, apesar do entusiasmo, a Sony confirmou que vai avisar todos os fãs para a abertura das pré-reservas da PlayStation 5, mas há um alerta para a possibilidade de as vendas serem limitadas a apenas uma unidade por pessoa. Limitar as vendas a uma unidade por pessoa é uma estratégia que visa controlar as revendas inflacionadas, que costumam surgir depois de os primeiros stocks esgotarem.
Sony confirmou que vai avisar todos os fãs para a abertura das pré-reservas da PlayStation 5, mas há um alerta para a possibilidade de as vendas serem limitadas a apenas uma unidade por pessoa. Limitar as vendas a uma unidade por pessoa é uma estratégia que visa controlar as revendas inflacionadas, que costumam surgir depois de os primeiros stocks esgotarem.
Quanto a jogos, para já, a gigante nipónica optou por compilar os nomes de 38 dos títulos que estão já em desenvolvimento para a PlayStation 5. A lista é composta por títulos que foram sendo anunciados ao longo dos últimos meses, pelo que alguns dos maiores jogos que deverão compor a primeira vaga de lançamentos para a consola não fazem parte deste grupo. Para além das aventuras que conquistaram atenção mediática, como foi o caso de Assassin's Creed Valhalla, The Elder Scrolls 6, Vampire: The Masquarade - Bloodlines 2 e Dirt 5, há também que contar com os anuais FIFA e Madden, cuja produção foi já anunciada.
Veja na galeria muitos dos jogos confirmados:
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