Um tribunal holandês decidiu na quarta-feira que a Samsung não infringe nos seus dispositivos a patente multi-toque da Apple. Esta não é a primeira vez que a marca da maçã vê anulada a acusação de infração de patentes relacionadas com o pinch-to-zoom.

"Com estes produtos a Samsung não infringe patentes nos termos referidos nas alegações que a Apple fez", decidiu o tribunal. A Samsung recebeu a decisão do tribunal com agrado, enquanto a Apple ainda não fez nenhum comentário oficial sobre a decisão.

Note-se que esta não é a primeira vez que a empresa de Cupertino sai derrotada em tribunal por causa de alegadas violações da tecnologia de pinch-to-zoom.

No Reino Unido perdeu o "mesmo" processo contra a HTC e na Alemanha contra a Samsung e também contra a Motorola.

As batalhas judiciais entre a Apple e a Samsung são recorrentes e continuam por resolver mais dez casos noutros países. A Holanda, e especialmente o tribunal de Hague, foi um dos países escolhido pelas empresas para resolver os seus diferendos judiciais.

O tribunal de Hague tem aliás recebido bastantes casos de conflitos entre empresas tecnológicas por ser considerado rápido, eficiente e barato, segundo relata a Reuters. No caso Samsung/Apple o processo estava em apreciação desde setembro.

Mas o caso mais importante e mediático da batalha Samsung/Apple ocorreu nos EUA onde a Samsung foi condenada a pagar mil milhões de dólares à Apple por danos provocados por infração de múltiplas patentes.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico