Na experiência vão ser usadas versões modificadas do Volvo XC90, que vão ser equipadas com computadores, câmaras e sensores, recursos que vão ajudar a tornar autónomas as operações que num veículo normal são realizadas pelo condutor.
Numa primeira fase o teste vai envolver um número muito reduzido de veículos com um sistema de condução semiautomático, que os britânicos serão convidados a experimentar. Em 2018 a ideia é alargar o piloto e envolver 100 carros na experiência, que nessa altura já servirá para testar o modo de condução automática.
Em declarações citadas pela imprensa britânica, a Volvo defende que este será o “teste mais ambicioso de tecnologia de condução autónoma já realizado nas estradas do Reino Unido.
Quando a experiência da Volvo for para a estrada é possível que a empresa tenha a companhia de outros fabricantes, uma vez que o país está a preparar-se para acolher este tipo de experiências.
Nesse sentido, em março foi aprovado um projeto que prevê a criação de um corredor entre Dover e Londres para circulação de veículos autónomos. O The Guardian avançava na altura que, além da ligação Dover-Londres, o Governo está também a preparar estradas em Greenwich, Milton Keynes, Coventry e Bristol para acompanhar o mesmo tipo de testes.
Entretanto sabe-se que a Nissan vai fabricar no Reino Unido o seu primeiro carro sem condutor e fala-se noutras marcas como candidatas a usar o país enquanto plataforma de testes destes novos sistemas, como a Land Rover e a Jaguar.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dos exercícios às experiências científicas: as melhores imagens da Estação Espacial Internacional -
Site do dia
Descubra tudo sobre os seus hábitos musicais (e ouça umas piadas) no StatsCrave -
App do dia
Construa uma equipa de sonho em Soccer Manager 2025 -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários