Duas empresas especializadas em segurança informática, a Kaspersky e a Symantec, publicaram os resultados de estudos referentes às ameaças mais frequentes no mundo online. A primeira empresa anunciou, num relatório referente a Janeiro, que as vulnerabilidades dos dispositivos móveis e a Web 2.0 são um alvo para os criadores de malware, ainda que no mês em questão os ataques se tenham centrado nas aplicações de partilha de ficheiros - redes P2P e downloads multimédia.

Segundo a Kaspersky, a propagação de cavalos de Tróia que descarregam um executável disfarçado de codecs durante a reprodução de um ficheiro multimédia foi uma das tendências mais observadas em Janeiro. No mesmo mês, a proliferação da família de worms Kido foi a que mais se destacou.

No que toca à totalidade de códigos maliciosos em circulação em Janeiro - 46.014 ameaças -, a empresa explica que os troianos perderam 10 por cento de participação, em benefício dos vírus, que perfazem 50 por cento do total de ameaças detectadas. Já o malware registou uma ligeira subida, de 10 para 15 por cento.

Por sua vez, a Symantec, no Relatório de Spam publicado em Fevereiro mas referente ao mês anterior, explica que os Estados Unidos continuam a ser o país que mais difunde lixo electrónico (23 por cento), seguido do Brasil (10 por cento).

A tomada de posse de Barack Obama foi um dos pontos mais aproveitados em Janeiro para a difusão de spam. Mensagens cujos assuntos incitavam à visita a sites para a visualização da subida do novo presidente ao poder fizeram a diferença ao longo do mês.

No mesmo estudo, a empresa explica que as principais tendências para este mês apontam para o aproveitamento do Dia dos Namorados para o envio de mensagens maliciosas. Correio electrónico com anexos perigosos são uma realidade frequente todos os anos e em 2009 não haverão excepções. Na prática, há que ter especial atenção aos títulos e remetentes das mensagens supostamente "românticas".

A Symantec alerta ainda para a proliferação de mensagens oriundas da Rússia, através das quais são oferecidos diversos serviços, emails referentes a jogos de azar na China e a propostas de negócios vindas da Nigéria. Estas três "novidades" ganham cada vez mais destaque na lista de spam da empresa e têm vindo a atrair utilizadores de todo o mundo.