Um dos mais populares sites de partilha de ficheiros encerrou os seus serviços de forma voluntária, na sequência de um conjunto de acções judiciais postas em prática pela indústria cinematográfica contra a troca ilegal de conteúdos cinematográficos.



A medida surge uma semana depois de ser conhecida a decisão dos principais estúdios de Hollywood em avançar com pelo menos 100 processos judiciais. Os visados são as empresas responsáveis pelos servidores de Internet de sites que utilizam o programa BitTorrent, um dos mais usados na troca de conteúdos online.



O Suprnova.org não foi visado pela acção - que se dirigiu a operadores americanos e europeus - mas por iniciativa própria decidiu desactivar a maior parte dos links disponíveis no site, justificando a medida aos seus utilizadores com uma mensagem escrita.



Os responsáveis do site escreveram que os serviços foram encerrados "a bem do projecto" e que a medida se segue a várias tentativas de manter o serviço. De sublinhar que hoje nem sequer é possível aceder ao site.



O Suprnova.org é um dos mais populares repositórios de links para ficheiros de música, filmes e livros principalmente a que os utilizadores podem aceder através do polémico programa.



O fenómeno estende-se a outros projectos semelhantes como o N4p.com, que justifica o seu encerramento com uma queixa civil que terá alegado violação do Digital Millennium Copyright Act. A estes juntam-se o Torrentbits.org e o Phoenix-torrents.com, ambos utilizam o programa em questão e encerraram igualmente os seus serviços. Estes últimos apresentam ainda as mensagens de despedida aos utilizadores.



O BitTorrent ganhou popularidade no último ano tornando-se um dos principais programas utilizados pelos internautas para partilhar ficheiros. A sua imunidade aos ataques da indústria garantiram o crescimento acelerado da sua utilização.



De acordo com a entidade responsável pelas acções legais da indústria cinematográfica, a Motion Picture Association of America, os próximos visados das suas acções serão os responsáveis pelos servidores de serviços como o DirectConnect e o eDonkey.



Notícias Relacionadas:

2004-12-15 - Hollywood processa serviços P2P nos EUA e Europa


2004-11-17 - Estúdios americanos preparam mais de 200 processos contra comércio ilegal de filmes

2004-11-05 - Novos processos da indústria cinematográfica dirigem-se aos utilizadores individuais