A Polícia Judiciária (PJ) deteve em flagrante delito um homem de 46 anos de idade, estrangeiro, suspeito de pelo menos dez crimes de pornografia de menores, todos agravados, e de dois crimes de aliciamento de menores para fins sexuais.

A detenção conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga foi feita no seguimento de um conjunto de interações anteriores "em plataforma de encontros nas redes sociais", segundo a PJ, que depois evoluiu "para contactos mais expeditos em ferramentas de conversação, como o WhatsApp", com a troca de ficheiros de cariz sexual.

O processo terminou com a deslocação do suspeito a Portugal, na semana passada, mediante a hipótese de um encontro presencial e contacto sexual com a vítima, de apenas 15 anos de idade, residente em Guimarães.

"Após denúncia junto da Polícia Judiciária, iniciaram-se diligências imediatas que permitiram identificar e localizar o suspeito, hospedado em unidade hoteleira daquela cidade, apurando-se que terá viajado com o objetivo de se encontrar pessoalmente com a vítima", escreve a PJ em comunicado.

Com a colaboração da vítima e respetivos familiares, foi possível evitar o contacto presencial entre o  suspeito e a vítima, com o homem a acabar detido e com o seus equipamentos informáticos e documentação apreendidos. "Após as competentes perícias, podem permitir a obtenção de relevantes elementos de prova sobre estes factos como sobre outros que possam ter ocorrido com outras vítimas e noutros locais", sublinha a PJ.