A Amazon adquiriu um conjunto de especialistas em Internet via satélite do Facebook para competir com a “rival” SpaceX de Elon Musk. A equipa, que se juntou a empresa em abril deste ano, inclui físicos, assim como engenheiros de software e hardware com experiência em projetos aeronáuticos e sistemas wireless.

De acordo com informações avançadas pelo website The Information, porta-vozes de ambas as gigantes tecnológicas confirmaram o negócio. Embora as empresas não tenham revelado muitos mais detalhes, a aquisição incluiu propriedade intelectual desenvolvida pelo Facebook, além de equipamentos e instalações.

Para a Amazon o negócio surge como uma forma de reforçar o desenvolvimento do Project Kuiper, que ambiciona colocar uma constelação com mais de 3 mil satélites em órbita para ligar milhares de pessoas em todo o mundo à Internet.

Recorde-se que em julho do ano passado, a Amazon conseguiu a aprovação da Federal Communications Commission (FCC) para lançar os 3.236 satélites do Project Kuiper. Para manter a sua licença, a empresa terá de lançar metade da constelação de satélites até 2026 e colocar em órbita os restantes equipamentos até 2029.

Amazon compra nove foguetões Atlas V para lançar a sua constelação de satélites de Internet
Amazon compra nove foguetões Atlas V para lançar a sua constelação de satélites de Internet
Ver artigo

Em abril de 2021, a empresa estabeleceu um acordo com United Launch Alliance (ULA) para a compra de nove foguetões Atlas V que a ajudarão a lançar os satélites. Na altura, a Amazon revelou que estava a apoiar o desenvolvimento do Project Kuiper através de um investimento inicial de 10 mil milhões de dólares.

Já para o Facebook a aquisição apresenta-se como uma nova forma de continuar o seu trabalho de investigação em matéria de redes de Internet via satélite. Recorde-se que a empresa liderada por Mark Zuckerberg ambicionava levar Internet às zonas mais remotas do mundo através do projeto Aquila de drones solares, que veio a ser substituído em 2018.

Nesse ano, o Facebook deu a conhecer ao mundo o projeto Athena, com o objetivo de colocar em órbita um conjunto de satélites para garantir acesso à banda larga pelas regiões do mundo com baixa cobertura. Em 2020, a empresa estaria a preparar-se para dar os primeiros passos na construção da sua constelação de satélites: uma realidade que acabou por não se concretizar.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.