A Amazon continua empenhada no desenvolvimento do Project Kuiper, que colocará uma constelação com mais de 3 mil satélites em órbita para ligar milhares de pessoas em todo o mundo à Internet. A empresa liderada por Jeff Bezos anunciou que estabeleceu um acordo com United Launch Alliance (ULA) para a compra de nove foguetões Atlas V que a ajudarão a lançar os satélites.

Embora não refira o número ou a frequência com que os satélites serão enviados para o Espaço, a Amazon indica que continua a apoiar o desenvolvimento do projeto através de um investimento inicial de 10 mil milhões de dólares. A equipa responsável conta agora com mais de 500 membros e está a focar-se em refinar os sistemas dos satélites que serão utilizados.

A empresa relembra também que os foguetões Atlas V têm tido uma taxa de sucesso de 100% no que toca a lançamentos e foram usados pela NASA em múltiplas missões, incluindo a do rover Perseverance em Marte e da sonda OSIRIS-Rex que recolheu amostras do asteroide Bennu.

Project Kuiper: Amazon já tem autorização da FCC para lançar a constelação com mais de 3 mil satélites
Project Kuiper: Amazon já tem autorização da FCC para lançar a constelação com mais de 3 mil satélites
Ver artigo

Recorde-se que, em julho do ano passado, a Amazon conseguiu a aprovação da Federal Communications Commission (FCC) para lançar os 3.236 satélites do Project Kuiper.

Para manter a sua licença, a empresa terá de lançar metade da constelação de satélites até 2026 e colocar em órbita os restantes equipamentos até 2029. A Amazon afirma que é capaz de retirar os satélites da órbita em apenas 355 dias, mas vai ter de apresentar à reguladora norte-americana das comunicações um plano detalhado acerca de como pretende mitigar o problema do lixo espacial que orbita em torno da Terra.

Já a “rival” SpaceX revelou as suas ambições de dar mobilidade à Starlink, de modo a que o seu serviço de Internet pudesse ser usado em grandes veículos, barcos e aeronaves. Recentemente, Elon Musk deu a conhecer que a Starlink poderá tornar-se “totalmente móvel” até ao final de 2021.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.