O Facebook continua a braços com novos bugs e situações que colocam em risco a privacidade dos utilizadores. A rede social acaba de divulgar que um novo bug relacionado com a API das fotografias, descoberto pela equipa interna, afetou cerca de 6,8 milhões de utilizadores. O bug afetou os utilizadores que utilizaram as credenciais do Facebook para dar permissão a aplicações, produzidas por empresas externas, para ter acesso às suas fotografias.

O Facebook refere que já corrigiu o problema, mas devido a este bug, algumas aplicações tiveram acesso durante mais tempo às fotografias do que o normal durante 12 dias, entre 13 a 25 de setembro. O problema é que quando os utilizadores dão autorização às aplicações para acederem às suas fotos, estas são aquelas que são partilhadas no mural das pessoas. O bug fez com que outras fotos, tais como as que são partilhadas no Marketplace ou no Stories também fossem acedidas. Ainda mais grave, é que o bug deu acesso a fotografias que os utilizadores colocaram na sua página, mas sem publicar, mantendo-as privadas.

O Facebook refere que o bug afetou cerca de 1.500 aplicações, produzidas por 876 empresas, atingindo as 6.8 milhões referidas. A rede social afirma que as únicas aplicações afetadas pelo bug foram aquelas que o Facebook aprovou o acesso à API das fotos, e que os utilizadores autorizaram o acesso às suas fotografias.

tek facebook

Na próxima semana, o Facebook vai disponibilizar ferramentas para os produtores das aplicações para ajudar a detetar quais os utilizadores foram afetados pelo bug. E os afetados serão depois notificados pela rede social, que também apagará as fotos dos utilizadores que estejam presentes nas aplicações…

Para já, o Facebook recomenda aos utilizadores que verifiquem nas aplicações que deram autorização, que fotografias estas tiveram acesso.