
O ano de 2017 trouxe uma evolução positiva da economia e registou um aumento do consumo dos portugueses que continuam a preferir as compras presenciais, conclui o relatório dos sistemas de pagamentos do Banco de Portugal relativo ao ano passado.
Embora o número de portugueses que faz compras online esteja a aumentar, tendo crescido de 31% para 34%, as operações pela internet parecem ainda conquistar poucas pessoas. Apenas 3,9% do número de operações e 5,9% do valor total das compras realizadas no ano passado foram efetuadas neste registo.
“Um em cada dois carrinhos de compras online é abandonado”, referiu Madalena Tomé, presidente executiva da SIBS, na conferência organizada pelo Banco de Portugal para a apresentação do relatório. “Há aqui bastante trabalho a fazer”, concluiu.
As novas tecnologias e a internet facilitam o contato entre compradores e vendedores, mas também trazem novos riscos, aos quais os portugueses têm respondido com um maior número de reclamações.
Por fim, também o recurso à tecnologia de leitura por aproximação do cartão de pagamento (contactless) continua sem ter grande relevância no dia-a-dia dos portugueses. Só 1,6% do número de operações e 0,6% do valor total em compras foram pagos desta forma.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Spendid: uma app para descomplicar as contas do mês a qualquer hora, em qualquer lugar -
Site do dia
Coffee Chat AI pode dar uma ajuda extra no primeiro café. Pessoal ou profissional -
Multimédia
ISS de parabéns: 25 anos de um laboratório no espaço que já recebeu mais de 270 astronautas -
How to TEK
Como contribuir para ajudar o Google Maps a descobrir novos locais
Comentários