No comunicado do Conselho de Ministros é possível ler-se que “o diploma aprovado apresenta um equilíbrio satisfatório entre os interesses dos empreendedores, que procuram obter financiamento para os seus projetos, e das pessoas que, com as suas poupanças, apoiam projetos ligados à economia real e, na sua maioria, geradores de emprego”.

Segundo o Governo, “desta forma, são estabelecidas contraordenações e sanções acessórias pelo não cumprimento das regras relativas ao financiamento colaborativo, prevendo-se o reforço da eficácia das autoridades de supervisão, no sentido do reforço da segurança da aplicação das poupanças".

A legislação portuguesa para o crowdfunding entrou em vigor no início de outubro de 2015 e, em dezembro do mesmo ano, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) publicou as regras que regulam as modalidades de capital e empréstimo no crowdfunding, entre as quais se inclui a obrigatoriedade de registo prévio na CMVM e das obrigações relacionadas com a prestação de informação detalhada sobre os projetos.

O próximo passo é a apresentação da proposta de lei à Assembleia da República que, depois de aprovada, aguardará a promulgação pelo Presidente da República.

Depois da publicação em Diário da República, o regime entra em vigor.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.