Um novo relatório revela que os dados dos internautas europeus são partilhados entre empresas para fins de publicidade 197 mil milhões de vezes por dia. Nos Estados Unidos, o valor sobe para 294 mil milhões de vezes por dia.

De acordo com os dados avançados pelo Conselho Irlandês para as Liberdades Civis (ICCL, na sigla em inglês), o sistema de licitação em tempo real (Real Time Bidding, ou RTB) opera em segundo plano nos websites e aplicações que os internautas visitam, registando o que fazem e vendendo os dados de forma contínua com um vasto conjunto de empresas na área da publicidade.

Em média, um internauta europeu tem a sua atividade online exposta 376 vezes por dia, um valor que, no que toca aos internautas nos Estados Unidos, ascende a 747 vezes por dia. Olhando para Portugal, o relatório indica que, em média, um internauta tem os seus dados expostos pelo sistema mais de 200 vezes por dia, com a Google a ser responsável pela maioria dos acessos (31%).

Clique nas imagens para mais detalhes

Ao todo, estima-se que o RTB tenha gerado mais de 117 mil milhões de dólares nos Estados Unidos e Europa só em 2021. A informação privada dos utilizadores é enviada para empresas um pouco por todo o mundo, incluindo para entidades na Rússia e China, sem que exista uma forma de controlar o que é feito com os dados depois de serem vendidos.

Segundo o ICCL, a Google afirma-se como a maior empresa de RTB, com milhares de empresas a receberem os dados que recolhe: 1.058 na Europa e 4.698 nos Estados Unidos. A Microsoft não está muito atrás no ranking, em particular, desde que comprou a Xandr, uma empresa especializada publicidade online, em 2021.

A gigante de Mountain View transmite os que os utilizadores estão a fazer num website ou app, assim como as suas localizações, 42 mil milhões de vezes por dia na Europa e 31 mil milhões de vezes nos Estados Unidos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.