Mostrar onde está, no próprio momento, aos seus amigos do Facebook, usando o telemóvel, já é uma realidade para os 128 milhões de utilizadores norte-americanos da maior rede social do mundo. A aplicação de geolocalização chama-se Places e foi apresentada esta noite, depois de alguns meses em desenvolvimento.

Inicialmente limitado às fronteiras dos Estados Unidos, o serviço será ampliado a outros países "o mais rapidamente possível", garantiu Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, durante a conferência de apresentação da nova funcionalidade.

De momento, o Places também só está disponível para terminais iPhone, prevendo-se que o acesso à aplicação seja em breve possível através de outras plataformas como BlackBerry ou Android. O serviço permite a localização geográfica dos utilizadores, tanto através da aplicação no iPhone (na sua versão mais recente), como via site touch.facebook.com.

Num post publicado no blog oficial da rede social, Michael Sharon, responsável pela ferramenta, explica que o utilizador pode partilhar a sua localização e deixar que os seus amigos saibam onde está. Também será possível ver amigos que estejam nas imediações, se estes também usarem a aplicação.

Acedendo à rede social, o utilizador pode activar a geolocalização, carregando em "Check In". Nessa altura surge uma lista dos locais próximos. É possível acrescentar "manualmente" novos sítios à lista pré-definida. A partir deste momento, os news feeds mostrados passam a incluir o historial de localizações do perfil em causa.

Os utilizadores podem também mostrar que estão acompanhados em determinado local, marcando os seus amigos com tags, desde que estes também tenham feito o "chek in" no Places.

Por defeito, a funcionalidade está activada apenas para o grupo de amigos, mas pode personalizar-se por completo. Pode, por exemplo, deixar que apenas um dos seus amigos saiba por onde anda.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.