Foi esta semana anunciada a renovação do acordo que garante à Google a preferência nas pesquisas a quem usa o Firefox. A gigante da Internet e a Fundação que gere o browser Firefox anunciaram que esta parceria se mantém por mais três anos.



Os custos do acordo não foram logo revelados, mas entretanto já são conhecidos e indicam que a Google terá de pagar cerca de 300 milhões de dólares ao ano para continuar a ser a opção de pesquisa preferida no browser. Somados os valores, nos três anos a Google pagará à Mozilla perto de mil milhões de dólares pela renovação do contrato, anunciada no início da semana.



De acordo com alguma imprensa internacional, a Google não seria a única interessada em assegurar lugar de destaque no browser. A Microsoft terá tentado a mesma sorte, com o Bing, mas acabou por não conseguir "destronar" a Google.



Atendendo a dados divulgados anteriormente, durante o período de vigência do anterior contrato, a opção pelas pesquisas da Google valia à Fundação Mozilla 80% das suas receitas relacionadas com o browser.



O Firefox tem-se afirmado ao longo dos últimos anos como a principal alternativa ao Internet Explorer, que continua a dominar o mercado mundial de Internet. No entanto, o crescimento exponencial do Chrome nos últimos meses começa a ameaçar a posição do Firefox no ranking mundial.



Na última semana de novembro os números do StatCounter mostravam a perseguição cerrada do Chrome ao Firefox a produzir efeitos, com o browser da Google a ultrapassar ligeiramente o produto da Mozilla. Cada uma controlava 25% do mercado mundial de Internet.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira