Os satélites da Maxar Technologies têm observado as movimentações da Rússia pela Ucrânia, registando a devastação pelo país. As mais recentes imagens mostram uma nova coluna militar com 13 quilómetros, que está a atravessar os arredores de Kharkiv e a caminho de Izium.
Os analistas referem uma nova estratégia do exército russo, agora a caminho da região do Donbass, estimando-se que a próxima fase passe por ataques a Leste da Ucrânia. Espera-se que a Rússia faça uma grande ofensiva nas zonas de Donetsk e Lugansk para tomar essas zonas.
Veja na galeria as imagens da nova coluna militar:
A coluna militar captada pela Maxar é composta por 200 veículos blindados, incluindo camiões com artilharia e material de apoio. As imagens foram também captadas na localidade de Velykyi Burluk no dia 8 de abril, que fica a cerca de 100 quilómetros de Kharkiv. Estima-se ainda que o exército russo possa atacar Sloviansk, cidade que permitiria maior controlo no Donbass.
De recordar que as forças militares da Rússia estão a ser reorganizadas pelo novo general Aleksander Dvornikov. As tropas têm vindo a ser recolocadas, depois do recuo motivado pela falha na conquista de Kiev, a capital ucraniana.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários