A verificação das redes sociais é cada vez mais comum quando há processos de recrutamento em curso, como sugerem os resultados de um estudo recente. A análise, conduzida pelo portal de emprego Jobatus revela que 50% das empresas em Portugal e no Brasil espreitam as verificam as redes sociais dos candidatos antes de contratá-los.

Baseado em dados recolhidos de uma amostra de 10.000 empresas em Portugal e no Brasil, o estudo também indica que as empresas que fazem essa verificação usam principalmente as redes sociais Facebook e LinkedIn para analisar a presença digital dos candidatos.

A estratégia é utilizada para avaliar a personalidade, o comportamento e as habilidades de comunicação dos candidatos, revelam os inquiridos. Entre as empresas que verificam as redes sociais, 75% afirmam ter descartado candidatos com base em informações encontradas nas suas contas e perfis. A tendência pode ter um impacto negativo sobre os candidatos que não gerem adequadamente a presença online.

Portugal tem dos índices mais elevados de emprego no setor da tecnologia e está em contraciclo com a Europa
Portugal tem dos índices mais elevados de emprego no setor da tecnologia e está em contraciclo com a Europa
Ver artigo

O estudo também revelou que 25% das empresas que verificam as redes sociais dos candidatos encontram informações positivas que ajudam na decisão de contratação. Por exemplo, alguns candidatos apresentam experiência em voluntariado, participação em projetos sociais ou aptidões profissionais que não foram mencionadas nos seus currículos.