A Nasa testou com sucesso um sistema de comunicações desde o espaço profundo. O sistema usa o mesmo conceito da Internet e permitiu enviar e receber imagens de uma nave a 35 milhões de quilómetros da terra, duas vezes por semana ao longo do último mês.

O teste efectuado com sucesso foi suportado na Deep Space Network da Nasa, com apoio da sonda Epoxi. O protocolo de software que o permitiu é designado por Disruption - Tolerant Networking e começou a ser desenvolvido há dez anos no âmbito de uma parceria entre a Nasa e Vint Cerf, considerado o pai da Internet.

Para funcionar no espaço um protocolo de comunicações tem de oferecer a capacidade para resistir a atrasos, interrupções e quebras de ligação na comunicação, que podem acontecer quando uma nave passa por trás de um planeta ou quando existe uma tempestade solar.

Funcionando numa lógica de ligação contínua end-to-end, o protocolo TCP/IP não tem capacidade para ultrapassar estas especificidades.

Ao contrário, o DTN foi desenhado para suster os pacotes de dados de forma temporária até que o nó de rede a que tem de se ligar fique disponível, quando o acesso a este é temporariamente impossível. Trata-se de um método de store-and-forward, como descreve a Nasa que neste primeiro desenho de rede usa 10 nós de comunicação.

Em comunicado, a organização considera que "este é o primeiro passo para a criação de uma capacidade de comunicação espacial totalmente nova, uma Internet interplanetária".

Os testes vão continuar, garante a Nasa.