As notícias da atualidade nacional e internacional, os principais dossiers que têm impacto no mercado da tecnologia e da economia digital e os temas da ciência estiveram em destaque em 2022, ano em que a equipa do SAPO TEK acompanhou todas as matérias relevantes nesta área, assim como os principais lançamentos de produtos e conferências.

Da CES em Las Vegas ao Mobile World Congress de Barcelona, passando pela IFA em Berlim e o BIG Festival no Brasil , seguimos as principais feiras de tecnologia, mas também as conferências em Portugal, como o Web Summit, o IDC Directions, o Congresso da APDC e o Portugal Digital Summit da ACEPI.

Através de mais de uma dezena e meia de especiais aprofundámos os temas da localização de centros de competências, a indústria 4.0, a cibersegurança, a formação e o mercado de trabalho, a escola digital, as smart cities e tomámos o pulso ao mercado de desenvolvimento de videojogos mas também fomos ver como a Irlanda está a desenvolver o empreendedorismo, acompanhando as ideias de startups a unicórnios.

No How to TEK procurámos simplificar a tecnologia, explicando passo a passo truques para contornar algumas das principais dificuldades, e no ILikeYouLike entrevistámos alguns dos principais influencers que conquistam espaço nas redes sociais.

Pela redação passaram também os principais smartphones e computadores do mercado, assim como outros gadgets, em análises que partilhámos com os leitores em artigos aprofundados, ou que serviram de enquadramento para as notícias de produtos.

Os temas do espaço, da cibersegurança e da criptoeconomia estiveram também em destaque na cobertura jornalística, com muitos artigos e entrevistas, que ajudam a traçar a evolução do sector. A newsletter que publicamos diariamente ajuda a reunir os principais destaques a cada dia e é um auxiliar importante para quem se quer manter atualizado.

São quase 5.500 artigos publicados ao longo de um ano, e foi com base neste acompanhamento que reunimos as principais tendências num especial que publicámos nos últimos dias, Valorizamos a informação correcta e atual e é a confiança dos nossos leitores que nos permite continuar este trabalho, por isso esperamos que continue a seguir o SAPO TEK.

Hoje reunimos os 15 artigos mais lidos em 2022, que mostram as tendências e também a curiosidade dos nossos leitores em relação a alguns temas. Veja a lista

1º. Imagens de satélite mostram o efeito da seca no planeta e descobrem tesouros submersos, um deles no Tejo

A seca em rios e zonas marítimas estão a alterar a geografia do planeta, mas permitiu descobrir ruínas e elementos com milhões de anos.

Veja as imagens que colocaram a nú as ruinas

2º. "Portugal está ‘sob ataque’ de países mais ricos, que ‘descobriram’ que conseguem facilmente contratar talento português para continuar a viver por cá"

O trabalho remoto traz oportunidades mas também riscos de concorrência pelo talento português. Pedro Moura avisa que há uma grande procura da parte de empresas internacionais e que 20% da força de trabalho em tecnologia já trabalha para fora sem sair de Portugal.

3º. Nova lei das garantias para a compra e venda de bens entra em vigor hoje. Saiba os seus novos direitos

As novas regras procuram aumentar o nível de proteção dos consumidores, elevando o prazo das garantias para três anos. As marcas passam a ser obrigadas a garantir peças para reparações dos equipamentos vendidos durante 10 anos.

4º. Este avião foi desenhado para ser um hotel com capacidade para 5.000 hóspedes e manter-se no céu por vários anos

O Sky Cruise é apenas um projeto conceptual, desenhado para transportar cerca de 5.000 hóspedes, alimentado por 20 motores elétricos e um pequeno reator nuclear.

Veja as fotos na galeria

5º. Helicóptero Ingenuity da NASA capta imagens do que restou dos “sete minutos de terror” em Marte

As imagens captadas pelo Ingenuity poderão ajudar os cientistas da NASA a encontrar novas formas de garantir que futuras missões chegam “sãs e salvas” à superfície do Planeta Vermelho.

Veja as imagens na galeria

6º. Jovem de 13 anos garante entrada em medicina enquanto já estuda em duas faculdade

Acabou o ensino secundário aos 12 anos e, enquanto faz duas licenciaturas de biologia, garantiu a entrada numa terceira, de medicina. Tem usado o seu próprio exemplo para influenciar outras jovens a seguir carreira nas STEAM.

7º. Multimilionário das criptomoedas perde 94% da sua fortuna de um dia para o outro

Sam Bankman-Fried, o CEO da FTX, passou de uma fortuna avaliada em 16 mil milhões de dólares no início da semana para apenas mil milhões.

8º. Que imagem intrigante é esta? Foi captada a partir da Estação Espacial Internacional

Don Pettit, um astronauta norte-americano atualmente com os pés assentes em terra firme, partilhou, nas redes sociais, uma foto antiga, tirada a partir da ISS, mas que gerou muita curiosidade ao “misturar” ciência e arte.

Veja as imagens de Don Pettit

9º. Grupo hacker Anonymous declara guerra informática contra Rússia

O coletivo anunciou ontem à noite uma ciberguerra contra a Rússia, horas depois de tropas russas invadirem a Ucrânia. Os Anonymous terão atacado a televisão estatal russa, a RT News

10º. Três galáxias colidiram e o telescópio Hubble registou tudo numa imagem arrebatadora

A ESA divulgou uma imagem fascinante que mostra, pela primeira vez, uma colisão cósmica e consequente fusão de três galáxias. O momento arrebatador foi registado pelo telescópio Hubble.

11º. Há uma nova família de malware a lançar o caos na Play Store. Apague já estas apps do smartphone
O malware Autolycos foi encontrado em oito aplicações da Play Store com mais de três milhões de downloads e faz com que as vítimas subscrevam serviços premium sem se aperceberem.

12º. Há uma erupção solar G3 a caminho da Terra. Prepare-se para auroras boreais e alterações geomagnéticas

A Terra está prestes a ser afetada por uma nova tempestade solar, que decorre da atividade regular do Sol e que pode causar alguns problemas em equipamentos tecnológicos, mas também permitir a observação de mais auroras boreais.

13º. Atenção aos emails que recebe: há um novo esquema que infeta o computador com o malware Vidar

Os cibercriminosos estão a enviar emails com ficheiros anexados que, à primeira vista, parecem inofensivos, mas que escondem um software malicioso capaz de recolher informação do sistema, assim como dados dos utilizadores em browsers e aplicações.

Veja os exemplos de emails de phishing que o SAPO TEK reuniu ao longo dos últimos meses

14º. NASA encontra esparguete em Marte… ou será uma recordação dos “sete minutos de terror”?

A NASA ainda não pronunciou sobre a descoberta feita pelo Perseverance, mas o mais provável é que o emaranhado de fios encontrado seja um dos elementos que restou dos “sete minutos de terror” durante a aterragem do rover em Marte.

Veja as imagens

15º. A descoberta da “partícula de Deus” tem 10 anos mas os investigadores querem ir mais longe na descoberta dos segredos do Universo
Já passaram 10 anos sobre a descoberta do bosão de Higgs através do acelerador Large Hadron Collider do CERN mas a investigação continua e é fundamental para perceber os segredos do universo. Amanhã avança uma nova fase do LHC e as expectativas são elevadas.

A equipa do SAPO TEK aproveita para desejar um excelente ano a todos os leitores, esperando que continuem a acompanhar a atualidade e tendências da tecnologia connosco em 2023.