Com um movimento em espiral através do espaço, três galáxias distantes chocam e unem-se numa nova e fascinante fotografia captada pelo telescópio espacial Hubble. O objeto chama-se IC 2431 e está localizado a cerca de 681 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Caranguejo, de acordo com a informação divulgada pela ESA.

A imagem mostra a fusão tripla de galáxias em desenvolvimento, bem como uma mistura tumultuada de formação de estrelas e distorções causadas pelas interações gravitacionais do trio galáctico.

A fusão foi detetada graças a um projeto científico organizado por cidadãos denominado Galaxy Zoo, que desafiou mais de 100.000 voluntários a classificarem imagens do telescópio espacial de 900.000 galáxias, que nunca tinham sido examinados a fundo.

Cientistas descobrem mais detalhes da árvore genealógica da Via Láctea
Cientistas descobrem mais detalhes da árvore genealógica da Via Láctea
Ver artigo

Este projeto realizou em 175 dias o que os astrónomos levariam anos a alcançar, refere a NASA, acrescentando que a iniciativa já rendeu uma série de descobertas emocionantes, como esta.

As fusões galácticas não são exatamente uma coisa nova. O Hubble registou a fusão de duas galáxias no início do ano e há inclusive a previsão de que a Via Láctea irá colidir com a galáxia de Andrómeda, em algum momento, daqui a 4,5 mil milhões de anos.

Veja algumas das melhores imagens já registadas pelo Hubble

Estudar este tipo de eventos pode ajudar os astrónomos a entenderem melhor o passado e o futuro da nossa galáxia. Acredita-se que a Via Láctea tenha devorado mais de uma dúzia de ouras galáxias nos últimos 12 mil milhões de anos.