Durante quatro dias, o festival de jogos indie BIG Festival pretende receber cerca de 60 mil pessoas, entre público e profissionais internacionais da indústria. O SAPO TEK está a acompanhar e a tomar o pulso ao mercado brasileiro
O SAPO TEK teve a oportunidade de entrevistar David Brevik, ex-vice-presidente da Blizzard e o criador de Diablo, o jogo que revolucionou o género de RPGs de ação, durante o BIG Festival, em São Paulo.
O tamanho não é o mais importante, mas o BIG Festival reuniu jogos independentes, fãs de gaming e figuras da indústria num evento bem organizado e apelativo, para quem deseja diversão ou foi à procura de fechar negócios.
Quanto tempo demora a negociar-se um investimento? Como se fazem as mudanças na transição para um grupo investidor? Foram perguntas que tiveram resposta numa sessão com a participação da Fortis Games, Aquiris e outros estúdios brasileiros.
A tecnologia de realidade virtual e o metaverso também foi um dos temas de discussão do BIG Festival. O painel pretendeu estabelecer uma ligação entre os mundos de metaverso e os videojogos.
O BIG Festival contou com a presença de Shuhei Yoshida, o carismárico líder da divisão de jogos indie da PlayStation. Na sua palestra falou de como os títulos independentes são importantes não só para a gigante tecnológica, mas como para a indústria em geral.
Horizon: Forbidden West é um dos grandes jogos exclusivos da PlayStation e o estúdio Guerrilla Games explicou o complexo ciclo de produção dos gigantescos monstros robóticos. Cada um demora um ano a produzir, por isso, foi necessário criar um meticuloso pipeline de produção que inclui uma grande aju
Anualmente, o BIG Festival destaca os melhores títulos indie, que estão disponíveis no espaço de experimentação, divididos em diferentes categorias. O RPG polaco Gamedec foi o grande vencedor do ano, recebendo o prémio de melhor jogo.
O SAPO TEK entrevistou Eliana Russi, diretora internacional da Abragames para conhecer os planos de internacionalização do Brasil. Portugal é apontado como um elemento-chave da entrada dos estúdios brasileiros na Europa.
Numa sessão do BIG Festival dedicado aos programas de apoio às empresas brasileiras no relacionamento com multinacionais, falou-se no sucesso do Brazil Games Week e os laços feitos com o mercado japonês.
A produção dos videojogos gratuitos, os chamados free-to-play, são atualmente superproduções com elevados custos. Os estúdios procuram oferecer soluções alternativas de monetização.
A criadora de Pokémon GO realizou um pequeno painel para explicar como o popular jogo de realidade aumentada continua a crescer em diversos mercados mundiais.
Michael Paul e Adrien Cho da Microsoft partilharam a sua visão no BIG Festival de como todos os projetos AAA incluem a participação dos melhores estúdios externos a nível global, e como a pandemia abriu as portas a colaboração remota sem precedentes com novos colaboradores.
Um estudo realizado pela Abragames revelou que a indústria brasileira de gaming cresceu exponencialmente nos últimos anos, mas também o consumo, sobretudo em plataformas mobile. O país tem uma nova estratégia para exportar as produções feitas pelos estúdios nacionais.