A assistente virtual do Portal Gov.pt, antigo Portal do Cidadão, estava prometida para o final de 2024 e arrancou nos últimos dias, a 30 de dezembro, cumprindo a função de responder em 12 línguas a questões sobre mais de 2.300 serviços disponíveis no portal. A tecnologia de inteligência artificial generativa é baseada no modelo ChatGPT da OpenAI e a assistente está disponível a partir das várias páginas para responder a perguntas de texto ou de voz.
As línguas suportadas são o português de Portugal, o português do Brasil, francês, alemão, italiano, hindi, nepalês, bengali, chinês, mandarim, russo e ucraniano. "Ao longo dos anos temos recebido cada vez mais cidadãos estrangeiros", lembra a Margarida Balseiro Lopes em entrevista ao SAPO TEK, recordando que também a linha de apoio telefónico passou a responder em inglês, quando antes só tinha o português.
O anúncio da entrada em funcionamento do "assistente poliglota" foi feito aquando da aprovação da Estratégia Digital Nacional, que recebeu luz verde do Governo e que conta com 16 medidas. Em entrevista ao SAPO TEK a ministra da juventude e modernização detalhou algumas das medidas adotadas, e também a integração do novo assistente virtual no portal de serviços ao cidadão e empresas, o Gov.pt que antes se chamava ePortugal e já teve o nome de Portal do Cidadão.
"É uma oportunidade para simplificar a vida das pessoas", sublinha. "Isto é colocar a Inteligência Artificial ao serviço do cidadão [...] as pessoas não têm de saber se deve contactar o IRN ou a Autoridade Tributária para renovar a Carta de Condução ou o Passaporte", explica Margarida Balseiro Lopes
A assistente virtual é uma solução de evolução do avatar do que tinha sido lançado em 2023 e que ainda estava associado apenas aos serviços da Chave Móvel Digital (CMD), e com uma lista de perguntas previamente definidas.
Agora a intenção é elimina barreiras linguísticas e garantir acesso universal aos serviços públicos. Em comunicado, o gabinete da ministra diz que "a interface disponível em texto e voz, facilita a interação direta e personalizada com cidadãos de várias nacionalidades, eliminando barreiras linguísticas ao oferecer suporte em 12 idiomas".
Para já o acesso ao avatar da assistente virtual está integrado em mais de cinco mil páginas do Gov.pt mas está prevista a expansão das suas capacidades. " projeto prevê novas funcionalidades transacionais a partir de 2025, incluindo o acompanhamento de processos e serviços como agendamento de atendimentos", explica a mesma fonte.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dos exercícios às experiências científicas: as melhores imagens da Estação Espacial Internacional -
Site do dia
25 imagens extraordinárias mostram a beleza da natureza em fotografias de vida selvagem -
App do dia
Nova app Daze quer transformar mensagens em verdadeiras obras de arte digitais -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários