À semelhança do que tem vindo a acontecer nas últimas semanas, os mapas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) mostram uma Europa pintada maioritariamente a vermelho escuro, a cor que corresponde à existência de mais de 300 casos positivos de COVID-19 por 100 mil habitantes.

Como é possível verificar no mais recente mapa, algumas regiões em Espanha, assim como no leste da Europa e na Noruega, registam uma descida no número de casos, sendo representadas a cor de laranja (entre 100 a 300 casos de COVID-19 por 100 mil habitantes, com poucas zonas a amarelo (entre 40 a 100 casos por 100 mil habitantes).

Clique nas imagens para ver a evolução dos mapas da evolução epidemiológica da COVID-19 na Europa

O ECDC refere que, na semana que terminou a 27 de março, a situação na Europa foi caracterizada por um aumento contínuo, se bem que mais lento, do número de casos, numa subida de 4,6% em comparação com a semana passada.

Foi possível observar um aumento proporcionalmente mais alto de 14% entre pessoas com 65 anos ou mais. De acordo com o ECDC, o aumento de casos nesta faixa etária foi observado em 17 dos 26 países que disponibilizaram dados. A taxa de casos entre as pessoas desta faixa etária é agora tão alta quanto o pico anterior observado durante a primeira vaga da variante Ómicron.

Recorde-se que, na semana passada, Portugal voltou a estar pintado de vermelho escuro após ter registado uma melhoria. Por contraste, a Espanha registava uma descida no número de casos positivos em várias regiões.

Tal como Portugal, a maioria dos países da Europa ocidental estavam pintados a vermelho. Na Europa de Leste registava-se uma descida no número de casos positivos, com alguns países a surgirem a laranja e alguns ainda a amarelo.