Segundo adiantou a fonte, quer o sistema informático CITIUS, quer o SITAF, "estão em baixo", e, embora nalguns sítios os sistemas arranquem, acabam por se desligar logo de seguida, não permitindo qualquer utilização.

Esta falha do sistema informático está, de acordo com a fonte, a colocar em causa as audiências de julgamento, as inquirições do Ministério Público e outras diligências que impliquem o recurso aos computadores da rede informática da Justiça.

"Tudo o que requeira também a gravação e que esteja ligado às plataformas informáticas não funciona", acrescentou.

A fonte referiu que o Instituto de Gestão Financeira e de Equipamentos da Justiça (IGFEJ), responsável pelas plataformas informáticas da Justiça, comunicou apenas que o problema se deve a "constrangimentos técnicos" e que esperam resolver a falha o mais breve possível.

Contactado o Ministério da Justiça, o gabinete de imprensa informou a Lusa que "decorrente do problema verificado na terça-feira no datacenter externo onde estão alojados equipamentos da justiça, mantêm-se os constrangimentos técnicos em serviços que afetam serviços da Justiça".

"As equipas tecnológicas estão a desenvolver os trabalhos para a total reposição dos mesmos", conclui a resposta do Ministério da Justiça.

Apagão elétrico causa falhas no acesso à internet

Esta terça-feira, um apagão elétrico levou a falhas no acesso à internet em casa de consumidores e nas empresasUma falha no fornecimento de energia afetou o LS1 International Business Exchange (IBX) e teve impacto nos serviços da Equinix, refletindo-se nos serviços de operadores como MEO, NOS e Vodafone. As dificuldades na ligação à Internet também se fizeram sentir em tribunais, incluindo na rede do Campus da Justiça, em Lisboa.

Falha no acesso à Internet: o que aconteceu ontem para um apagão de energia ter um impacto tão relevante?
Falha no acesso à Internet: o que aconteceu ontem para um apagão de energia ter um impacto tão relevante?
Ver artigo

Ao SAPO TEK, fonte oficial da Equinix explicou que "devido a falhas persistentes no serviço de energia pública, houve uma interrupção momentânea do serviço na LS1 International Business Exchange (IBX) de Portugal na terça-feira, 6 de junho, que afetou alguns serviços locais da Equinix".

A empresa garantiu que "a situação já está sob controle e todos os serviços foram rapidamente restabelecidos", mas aparentemente manteve-se alguma instabilidade, que continuou a ser registada no DownDetector.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Além dos dados do DownDetector, informação partilhada pela Cloudflare mostra também o impacto nos serviços dos operadores, com o tráfego a cair 87% na MEO e o impacto na largura de banda e latência.

Veja as imagens do Cloudflare Radar

Recorde-se que o IBX, o centro de dados da Equinix em Lisboa, fornece serviços de conectividade de rede para mais de 70 clientes, mais de 35 operadoras e 4 Internet Exchanges, que são pontos de interligação entre operadores de telecomunicações.

De acordo com dados da empresa o data center da Equinix Lisboa é alimentado por energia 100% renovável e com fontes de alimentação totalmente redundantes. No entanto terá sido a persistência das falhas de energia da rede pública a causar a interrupção dos serviços.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 13h03)