O Skype já está a resolver os problemas técnicos que desde ontem impediram milhares de utilizadores de utilizar o seu serviço de VoIP e mensagens instantâneas. A falha afectou utilizadores de Windows, Mac e Linux mas deixou incólumes dispositivos como smartphones e televisões.

Segundo informação divulgada pela empresa, o problema está relacionado com uma série de contas corrompidas, que impediam os utilizadores de fazer login no serviço e realizar chamadas. Peter Parkes, do Skype, garante que só uma pequena percentagem das contas do serviço foi afectada.

Ontem ao final do dia já estava a ser distribuída uma actualização para a aplicação Windows que resolvia o problema. Um update para Mac deve ser divulgado ainda hoje.

Para quem não quer esperar, o Skype está a dar instruções sobre como contornar o problema "manualmente". No blog em português explica-se como podem ser resolvidos os problemas de acesso ao serviço em plataformas Windows, Mac e Linux.

Estas falhas técnicas pouco tempo depois da compra da Skype pela Microsoft levantaram vários rumores e comentários na Internet, embora seja ainda muito cedo para que esta aquisição já esteja a ter qualquer efeito na plataforma.

Ainda ontem um grupo de investigadores da Universidade da Carolina descobriram um método para interceptar e descodificar chamadas VoIP cifradas. O método foi designado como "Phonotactic Reconstruction" e para já parece funcionar apenas para comunicações em inglês.

Os resultados da investigação estão disponíveis neste documento, em PDF.