A contagem decrescente para o lançamento da Threads, a rede social da Meta criada para competir com a X (anteriormente Twitter), na União Europeia já terminou. Desenvolvida pela equipa do Instagram, plataforma permite partilhar atualizações de texto e participar em conversas públicas, afirma a empresa.

Em comunicado, a tecnológica liderada por Mark Zuckerberg explica que desde o lançamento da Threads em julho foram feitas melhorias, incluindo na experiência na web e no feed, trazendo também a capacidade de editar publicações, pesquisar com palavras-chave, ou de marcar tópicos.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

A empresa detalha que os utilizadores na UE podem optar por criar um perfil Threads que esteja ligado à sua conta do Instagram, ou usar a plataforma sem um perfil. Neste segundo caso, os utilizadores "podem navegar pelo conteúdo do Threads, pesquisar contas, partilhar conteúdo através de uma cópia de link ou partilha de plataforma e reportar conteúdo do Threads, mas não podem interagir com o conteúdo", afirma a Meta.

Meta | Threads chega à UE

O acesso à nova plataforma da Meta pode ser feito através do website, como demonstramos na imagem acima, e há também aplicações para Android e iOS. A versão mobile parecia ainda não estar totalmente acessível e o SAPO TEK entrou em contacto com a Meta para confirmar a disponibilidade. De acordo com a empresa, a disponibilização da app será feita de forma gradual entre os utilizadores. 

Anteriormente, a crescente popularidade da Threads levou a uma subida nos downloads de outra app com o mesmo nome, mas que é uma alternativa ao Slack. Por isso, preste especial atenção quando for à procura da plataforma nas lojas digitais da Google e Apple. 

Recorde-se que, em julho, a tecnológica tinha revelado que a Threads não seria disponibilizada imediatamente na UE devido a receios relacionados com o incumprimento das regras de proteção de dados do espaço comunitário.

Vai ser possível apagar o Threads sem remover a conta do Instagram (mas não o contrário)
Vai ser possível apagar o Threads sem remover a conta do Instagram (mas não o contrário)
Ver artigo

Na altura, o lançamento da Threads levantou preocupações acerca da privacidade dos utilizadores, dado à recolha de dados como informação sobre saúde, finanças e compras, além de contatos, histórico de pesquisa e navegação nas redes sociais.

Na Europa, o Regulamento dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) trouxe também novas  obrigações para a Metadesignada pela Comissão Europeia como gatekeeper, em particular na forma como recolhe informação para fins de publicidade direcionada.

Nota de redação: a notícia foi atualizada com informação da Meta acerca da disponibilidade da app da Threads. (Última atualização: 15h49 - 15/12/23)