Cerca de 57% dos consumidores da UE fazem compras online com 31% deles a encontrar vários obstáculos ao longo do processo, revela a Direção-Geral da Justiça e dos Consumidores da Comissão Europeia.

E, embora os consumidores e comerciantes dos países da União Europeia tenham, desde 2016, uma plataforma online destinada à resolução fora dos tribunais de litígios na área do comércio eletrónico, são poucos aqueles que protestam ou apresentam queixa.

Desde que foi lançado, o recurso denominado ODR - Online Dispute Resolution, ou RLL em português, já recebeu quatro milhões de visitas e 50 mil queixas, o que representa uma média de duas mil queixas por mês, um valor aquém das expetativas e que estará na base de uma nova divulgação da plataforma em vários países europeus.

Compras online estão a gerar mais reclamações
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Criada pela Comissão Europeia com a intenção de reforçar a confiança nas compras online, nomeadamente transfronteiriças, e assim contribuir para a estratégia do Mercado Único Digital da União Europeia, a plataforma conta com 2080 reclamações de consumidores portugueses, bem menos do que as queixas feitas por consumidores alemães (15.070), noticia o Público.

No último relatório sobre o comércio eletrónico elaborado pela Statista, os dados prospectivos indicam que o retalho online deverá crescer até seis vezes mais do que o retalho físico até 2021, ano em que o e-commerce valerá aproximadamente 3,85 mil milhões de euros.

A Amazon e a Alibaba são líderes destacados no mercado de comércio electrónico a nível mundial com a norte-americana a ter uma quota de mercado global de 19,4%, seguida da chinesa com 13,7%.

Em Portugal, o volume de negócios das compras eletrónicas efetuadas em 2017 foi de 4141 milhões de euros, com os últimos dados da consultora IDC a apontar que, no final de 2018, deverá ser de 4541 milhões.

Apesar deste aumento, apenas 39% das empresas portuguesas têm presença online e só 27% fazem negócio através da internet. Com a penetração do e-commerce em Portugal a ser apenas de 36%, a maioria das compras feitas por via eletrónica são feitas em sites internacionais (81%).

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