Chegamos ao último dia da edição de 2020 do Web Summit. Depois de uma “maratona” de conferências, debates, Q&As, masterclasses, roundtables e múltiplos Mingles, ainda há muito mais para descobrir e reunimos alguns dos destaques que pode acompanhar hoje, seja no palco central, cuja transmissão está disponível via streaming através do SAPO, ou nos quatro outros Channels.

Para ajudar os participantes a recuperar forças e preparar corpo e alma para um dia “em cheio”, Deepak Chopra vai abrir o terceiro dia do Web Summit com uma sessão de meditação virtual.

Logo de seguida, Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia e responsável pela política digital da UE dá início às sessões no canal das conferências de imprensa. A responsável, vista por muitos como uma “paladina” na defesa da concorrência saudável no sector empresarial que tem vindo a apontar baterias às gigantes tecnológicas, marca também presença no Channel 1 durante a tarde.

Clique na galeria para ficar a conhecer algumas das sessões que marcam o último dia do Web Summit 2020

Durante a manhã, o Channel 1 será palco para uma sessão com Jane Goodall e Pieter Van Midwoud, Chief Tree Planting Officer da Ecosia, que vão dar a conhecer como é possível usar a tecnologia para ajudar a reflorestar as zonas do mundo que mais precisam e a mitigar os efeitos da crise climatérica.

A sustentabilidade ambiental estará também presente em “Is a meat-free world Impossible?”, com Patrick Brown, CEO da Impossible Foods. As suas criações de “carne” vegan têm suscitado a atenção do mundo e a empresa acredita que um estilo de vida sem produtos animais poderá ser fulcral para combater as alterações climáticas.

Google utiliza IA para ajudar a ser completamente independente do carbono até 2030
Google utiliza IA para ajudar a ser completamente independente do carbono até 2030
Ver artigo

Ontem Urs Hölzle, vice-presidente sénior, responsável técnico pela infraestrutura da Google, explicou que medidas é que a gigante de Mountain View está a tomar tendo em vista a independência carbónica em 2030. Hoje chega a vez de Lisa Jackson, vice-presidente de políticas ambientais e iniciativas sociais da Apple, dará a conhecer o que a empresa da maçã está a fazer para atingir o mesmo objetivo, numa sessão guiada por Malala Yousafzai.

O PITCH é para muitos um dos pontos altos do Web Summit e no Channel 1 serão apresentados os vencedores do desafio de startups. Em 2019, a grande vencedora foi a suíça Nutrix com o seu projeto que tinha como objetivo revolucionar a medicina através de nanosensores.

Moda sustentável, saúde, desporto, ecommerce e influencers são alguns dos temas que marcam as sessões no Channel 2. Os entusiastas de eSports poderão também acompanhar uma sessão com Ralf Reichert, cofundador e CEO da ESL, para saber como liga está a sobreviver na “tempestade” provocada pela pandemia e quais são os seus planos para 2021.

Enquanto a luta contra as alterações climáticas será um dos tópicos centrais no Channel 3, o Espaço está em destaque no Channel 4, com representantes da NASA e da ESA a detalharem os próximos passos das agências em matéria de exploração espacial.

Já em “Let's go stratospheric”, Alastair Westgarth, CEO da Loon, dará a conhecer os planos da empresa para colmatar o digital divide em zonas rurais do mundo. Recorde-se que, ainda em outubro, um dos “balões de Internet” da empresa criada pela Alphabet permaneceu no ar por 312 dias, estabelecendo um novo recorde de voo.

No canal dedicado a Portugal, Pedro Siza Vieira, ministro da economia e da transição digital, lidera uma sessão acerca dos objetivos de recuperação económica do país. José Neves, fundador e CEO da Farfetch, e João Borga, diretor da Startup Portugal, marcam também presença no Channel 5.

O encerramento do Web Summit 2020 vai contar, tal como aconteceu na edição do ano passado, com Marcelo Rebelo de Sousa. Mas depois da mensagem final do Presidente da República, marcada para as 20h, a festa continua em modo online com música dos Dead Combo, repondo um concerto tocado a 10 de junho no Castelo de São Jorge.

O SAPO TEK está a acompanhar tudo o que se passa no Web Summit e pode seguir aqui as principais notícias e intervenções com a nossa equipa. Se tiver sugestões ou recomendações de talks e startups envie-nos um email.