Depois de duas fases de candidaturas nas quais participaram mais de 23 mil municípios, a terceira call para o programa europeu WIFI4EU está previsto para arrancar em outubro. Agora, a Comissão Europeia divulga a lista de municípios elegíveis, entre os quais cerca de 300 portugueses.

Na última fase de candidaturas foram mais de 10 mil as cidades que apresentaram candidaturas para redes Wi-Fi gratuitas, que pretenderam aceder ao financiamento de 15 mil euros de cada voucher entregue. Portugal saiu da segunda call com 80 municípios vencedores, entre os quais Alcochete, Barreiro, Cascais, Castelo Branco, Lamego, Mêda, Odivelas, Seixal e Vila Real de Santo António.

Este mapa mostra onde ficam os municípios que vão ter internet gratuita com WiFi4EU
Este mapa mostra onde ficam os municípios que vão ter internet gratuita com WiFi4EU
Ver artigo

O objetivo do WIFI4EU é instalar hotspots em espaços públicos de forma a que todos possam aceder livremente à internet. Para isso, reservou 120 milhões de euros para financiar o fornecimento de acesso à internet gratuito aos europeus, e a criação de uma plataforma que faça a gestão da identidade dos utilizadores nas várias redes.

Os parques, praças, hospitais, centros de saúde, edifícios públicos, museus e bibliotecas, mas também estações de comboios e autocarros, poderão assim permitir o acesso gratuito a residentes e não residentes, com um processo de autenticação simples, sem publicidade e com proteção dos dados pessoais.

O programa europeu teve como relator o eurodeputado português Carlos Zorrinho e reservou 120 milhões de euros para financiar o fornecimento de acesso à internet gratuito aos europeus, e a criação de uma plataforma que faça a gestão da identidade dos utilizadores nas várias redes.