As 100 medidas do Plano Tecnológico deverão ser conhecidas em breve, possivelmente ainda este mês disse hoje José Tavares, responsável pela Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico, à margem do congresso da APDC. Questionado relativamente ao atraso na divulgação das medidas, o responsável confessou que "a principal dificuldade nesta fase é a coordenação de trabalho entre vários ministérios", lembrando que o mesmo tipo de dificuldade foi já sentida noutros projectos e decorre do número de entidades envolvidas.



José Tavares acrescenta ainda que é objectivo da UCPT apresentar as medidas numa fase em que algumas estejam já no terreno e com um grau de concretização elevado, o que também estará a condicionar uma apresentação pública. Deste leque de medidas fazem parte iniciativas relacionadas com as competências TIC, que envolvem parcerias com o sector privado ou parcerias de I&D com universidades estrangeiras dirigidas a áreas específicas, exemplificou o responsável.



Recorde-se que uma das prioridades da UCPT é a reorganização do sistema nacional de inovação e a facilitação do acesso das empresas a fundos comunitários para o apoio de projectos inovadores. Nesta área, José Tavares explica que o primeiro trabalho do organismo que dirige foi perceber o que é que as instituições de I&D fazem. "Avaliar essa missão e ter sugestões em relação ao estudo dessa missão", concretiza.



Numa segunda fase, que já está em marcha, pretende-se perceber as competências dos vários actores públicos da inovação e fomentar o enriquecimento dessas competências, um trabalho que está a ser desenvolvido com a Agência da Inovação. Em terceiro lugar promover as redes entre universidades e outros centros de conhecimento e orientá-las para o mercado.



No que respeita ao apoio às empresas, o responsável explica que este se dirige sobretudo às empresas que, pela sua estrutura, não têm capacidade para avançar neste domínio. Além da criação de espaços físicos que servirão para disponibilizar informação e orientar as empresas, conforme já tinha sido revelado, a UCPT está a desenvolver um portal que terá objectivos idênticos e que ainda não tem data de arranque.



Notícias Relacionadas:

2005-06-22 - Reorganização do sistema nacional de inovação prioritária para a UCPT