As principais fabricantes estão a concorrer para apresentarem no 3GSMWorld a maior velocidade de acesso a dados no 3G através da tecnologia HSDPA e do HSUPA, a sua equivalente para o uplink. Agora com mais espaço, a principal feira de tecnologia móvel na Europa transporta para Barcelona as principais tendências já delineadas no ano passado em Cannes, com a aposta nos conteúdos de música e TV para aumentar as receitas dos operadores em mercados saturados.

Com mais de 962 expositores, a feira bateu o record de inscrições e espera receber 50 mil visitantes para ver as novidades na área de produtos móveis, serviços e soluções e assistir ao congresso que decorre em paralelo com a exposição.

As soluções para mercados emergentes, com grande potencial de crescimento mas onde os operadores tem menor capacidade de investimento e o potencial de receita por utilizador (ARPU) é mais reduzido, fazem também parte da aposta das fabricantes, que prometem soluções mais flexíveis, muitas implementadas apenas com base em software, como é o caso da Alcatel.

A fabricante francesa reclama também para si o mérito de ter conseguido a velocidade mais rápida no HSDPA, chegando aos 14,4 Mbps em termos de equipamento central quando outros concorrentes conseguem comunicações estáveis apenas nos 1,6 Mbps. Com a nova sigla HSUPA a acompanhar o aumento de velocidade na rede de dados, mas desta vez no uplink, a Alcatel avança também com uma solução integrada para Mobile TV onde o utilizador goza da possibilidade de enviar conteúdos pesados produzidos no telemóvel, como pequenos vídeos, para servidores centrais.

Como não podia deixar de ser, as soluções e novas tecnologias são acompanhadas de equipamentos que permitem colocar no mercado os serviços, mas só mais para o final do primeiro semestre. Os suspeitos do costume apresentaram vários equipamentos, mas curiosamente o número de novidades nesta área parece também diminuir de ano para ano.

Fundo de desenvolvimento da GSM Association

Pensando também nos mercados emergentes, a GSM Association aproveitou o evento para lançar a iniciativa Development Fund. Já na edição de 2005 a associação tinha promovido o desenvolvimento de terminais mais baratos para os países em vias de desenvolvimento, mas agora a ideia é que os operadores que participam nesse programa doem 50 cêntimos de dólar para um fundo que ira promover projectos de tecnologia móvel em comunidades que antes não tinham acesso a comunicações.

A iniciativa vai ser acompanhada por um Development Fund Board que junta CEOs de algumas empresas e que fazem parte da GSM Association. O projecto está em fase piloto desde Outubro de 2005, integrando já operadores de oito países da Ásia e África.



Notícias Relacionadas:

2006-02-14 - Alcatel centra-se em mercados emergentes e tecnologia de Mobile TV

2006-02-14 - Portfólio móvel da Sony Ericsson ganha três novos modelos

2006-02-14 - Nokia e Sanyo anunciam joint venture para gerir negócio CDMA