A Apple enfrenta uma nova ação judicial no Reino Unido, movida por uma associação de consumidores que acusa a empresa de práticas anticoncorrenciais, ao manter os clientes presos ao serviço de armazenamento iCloud. A ação vai representar 40 milhões de britânicos. Se for bem-sucedida cada um será indemnizado em 70 libras, e a dona do iPhone terá de desembolsar um total de 3 mil milhões de libras em indemnizações, o equivalente a 3,6 mil milhões de euros.
A Which? questiona a legalidade da política da Apple, que não permite uma integração a 100% de outros serviços de armazenamento com o iOS, alegadamente por razões de segurança. Questiona também a legitimidade de a empresa praticamente empurrar os utilizadores para um serviço pago, quando condiciona o acesso a alternativas que possam considerar-se equiparadas em termos de facilidade de utilização.
Note-se que as opções de subscrição paga do iCloud são apenas uma opção, o ponto é que para quem não usar outras alternativas, rapidamente se esgota a capacidade de armazenamento gratuito no serviço. Os planos pagos do serviço começam nos 0,99 euros por mês que dá acesso a 50GB.
A Apple já reagiu à ação, discordando das acusações e lembrando que muitos utilizadores não recorrem ao iCloud mas a outras alternativas disponíveis no mercado. Se existem alternativas, as acusações de práticas monopolistas não fazem sentido, defende a empresa, garantindo que ainda assim tem “trabalhado intensamente para tornar as transferências de dados tão fáceis quanto possível”.
Além da dona do iPhone, outras gigantes tecnológicas enfrentam processos idênticos no tribunal de recurso britânico, para temas relacionados com a concorrência. A previsão de especialistas consultados pela BBC é de que este tipo de ações tenha cada vez mais peso também na Europa, uma vez que nos Estados Unidos não são novas. Isso será também um reflexo das alterações legais que têm vindo a abrir espaço para isso.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Estamos sozinhos no Universo? Pergunta foi a base do projeto SETI há 40 anos -
App do dia
Task Kitchen: a app que transforma listas de tarefas em agendas eficientes -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários