É a segunda vez que a Waymo encontra problemas no software dos táxis autónomos, e por isso vai ter de recolher 672 veículos para atualização. Desta vez o que gerou o alerta foi o choque de um dos veículos contra um poste telefónico, quando se preparava para recolher passageiros.

O táxi autónomo estava, no momento, desocupado e não houve feridos envolvidos na colisão com o poste em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos, avançou a empresa do grupo Alphabet.

Táxis autónomos da Waymo investigados após acidentes e infrações ao código da estrada
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Em 21 de maio, o veículo circulava num arruamento ladeado de postes telefónicos montados ao nível da rua, em vez de no passeio, onde uma linha amarela indicava por onde conduzir. Ao encostar para recolher os passageiros, o automóvel atingiu um dos postes, a aproximadamente 13 km/h, e sofreu alguns danos, disse Waymo.

“Não chegou a apanhar-nos”, disse a passageira que aguardava o carro, Jericka Mitchell, em declarações à imprensa norte americana, revelando que ouviu a batida, mas não viu o acidente.

A primeira recolha de veículos da Waymo para atualização de software ocorreu em fevereiro e abrangeu 444 veículos, na sequência da colisão de dois dos seus veículos autónomos na mesma carrinha, que estava a ser rebocada, também em Phoenix, Arizona.

Veja na galeria imagens do “robotáxi” Waymo

Na sequência desta segunda recolha, a Waymo apresentou a documentação necessária à Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA), após ter concluído a atualização do software na totalidade da frota autónoma. A atualização corrige um erro no software que “atribui uma pontuação de dano baixa” ao poste telefónico e atualizou o mapa para ter em conta o limite duro naquela rua, que não tinha sido incluída anteriormente.

Táxis da Cruise estacionam sem data para sair da garagem em altura de polémica sobre a segurança dos carros autónomos
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Em maio, antes deste acidente, foi anunciado que o software dos veículos autónomos da Waymo seria investigado pela  NHTSA, após mais de 22 notificações de acidentes ou potenciais violações do código da estrada norte-americano, onde estes táxis autónomos circulam. Alguns moviam-se nas vias erradas, outros em zonas de obras devidamente assinalados.

A Waymo iniciou testes de táxis autónomos sem condutor para funcionários em Austin, no Texas, em março e as confusões no tráfego, resultantes do comportamento de veículos Waymo, têm-se tornado virais na Internet como no caso deste vídeo partilhado no Reddit.

A concorrente da Waymo, a Cruise, da GM, está com as operações suspensas em todos os locais dos Estados Unidos, depois de um incidente com uma pessoa na Califórnia. O automóvel arrastou acidentalmente uma pessoa atropelada por outro veículo por algumas dezenas de metros numa rua de São Francisco. Ainda não está previsto o regresso à atividade destes carros.

Existe uma escala de seis níveis de autonomia aplicáveis aos automóveis criada pela Society of Automotive Engineers (SAE), entre aqueles que têm funcionalidades básicas que auxiliam a condução aos veículos que dispensam volantes e pedais, estando preparados para circular sem a presença de condutor. A classificação vai de 0 a 5 e os carros da Waymo estão no nível 4.