Os acionistas da Motorola já deram o seu aval à venda da empresa à Google, um negócio que vai levar a gigante das pesquisas online a desembolsar qualquer coisa como 12,5 mil milhões de dólares, o equivalente a 8,8 mil milhões de euros.


Mais de 99 por cento dos acionistas da fabricante que já foi a número dois mundial dos telemóveis concordaram que era acertada a decisão de entregar a companhia, há muito com problemas financeiros, à Google.


Com a compra da Motorola Mobility a Google ganha acesso a um vasto portfólio de patentes e propriedade intelectual que a Motorola foi desenvolvendo e registando ao longo dos anos, um ativo que pode ser precioso no futuro para se defender dos crescentes ataques ao sistema operativo Android. A Google herda da Motorola mais de 17 mil patentes.


Para que o negócio avance de facto a Google ainda tem de esperar por luz verde das autoridades norte-americanas da concorrência, que estão a investigar os potenciais impactos da operação naquele mercado.


Inicialmente previa-se que todos os procedimentos regulatórios em torno do negócio estivessem concluídos este ano, permitindo que a venda se concretizasse também em 2011.
Mais recentemente a Motorola já veio no entanto dizer que a transação só deverá lugar no início de 2012, tendo em conta o ritmo dos trabalhos dos reguladores.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico