A Apple confirmou ter feito um acordo de pagamento com as Finanças francesas. As “negociações” terminaram no final de dezembro e, segundo o avançado pela imprensa local, determinaram o pagamento de cerca de 500 milhões de euros.
Com o acordo, a gigante da maçã consegue saldar 10 anos de impostos atrasados. “Sabemos o papel importante dos impostos na nossa sociedade e pagamos as taxas em todos os países onde operamos, em plena conformidade com as leis e as práticas em vigor a nível local”, referiu a Apple France em comunicado, citada pela AFP, onde afirma igualmente estar “orgulhosa” da sua “contribuição” para a economia francesa.
Segundo o avançado pela publicação L’Express, as negociações entre a Apple e a Direction des Vérifications nationales et internationales, organismo francês responsável pelo controlo fiscal das grandes multinacionais, prolongaram-se durante meses.
Recorde-se que a França foi o primeiro país da UE a avançar com o chamado “GAFA tax”, denominação referente a um imposto direto sobre as empresas tecnológicas - que vai buscar o nome às iniciais da Google, Apple, Facebook, Amazon -, que cobra desde 1 de janeiro deste ano. Ao assinar o acordo no final de dezembro, a Apple conseguiu assim “escapar” às novas regras.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários