Durante o Portugal Digital Summit falou-se de temas de como a cloud e a inteligência artificial estão a ser utilizadas pelas empresas e cidadãos. Sofia Marta, Country Manager da Google Cloud em Portugal, lançou mesmo o "desafio" à Administração Pública em tornar-se o motor da transformação e exemplo na utilização destas novas tecnologias.

Em entrevista ao SAPO TEK, João Dias, presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), reforçou exatamente o esforço que tem sido feito para facilitar a vida aos portugueses. “É exatamente isso que nos move, facilitar a vida aos portugueses prestando melhores serviços e deforma mais fácil, acessível e rápida. A AMA tem trabalhado com diversas entidades da Administração Pública para prestar a nova geração de serviços públicos”.

E dá como exemplo, o lançamento esta semana da renovação automática da Carta de Condução. Os condutores até aos 50 anos, que não precisem se apresentar atestado médico e com títulos de condução de categoria B passam a receber o documento sem a necessidade de se deslocar ao balcão. “Com dois cliques na app Id.Gov e através da Chave Móvel Digital, um cidadão português pode renovar a sua carta de condução, sem ir a lado nenhum”.

Veja na vídeo a entrevista completa com João Dias:

Mas afirma que essa facilidade apresentada aos utilizadores exige muito trabalho nos bastidores. “É preciso integrar dados, processos, é necessário redesenhar todo o workflow e trabalhar com várias entidades”. Mas João Dias garante que é isso que se pretende, mudar a lógica e o paradigma, em quem as várias entidades do Estado cooperam e se organizam para depois prestar um melhor serviço ao cidadão.

Carta de condução pode ser renovada automaticamente a partir de hoje para quem tem até 50 anos
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Sobre os problemas de falta de literacia e o envelhecimento da população, que são entraves ao uso da tecnologia, João Dias afirma ser uma questão crítica, garantindo que ninguém fica para trás. Para isso, a lógica de integração e modernização se verifique nos canais físicos presenciais.

O projeto “Atendimento do Futuro” pretende ser a resposta, numa integração 360º que inclui os canais digitais, através das aplicações, mas também a loja do futuro: “O cidadão quando chega não tem de saber se o que precisa de tratar é com a entidade A, B, C ou D. Tem de saber o evento de vida que precisa tratar. E as entidades públicas já estão a reorganizar-se para integrar os processos e informações que precisam ser cruzados, para evitar que os cidadãos saltem entre os balcões”.

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O SAPO TEK esteve a acompanhar os dois dias do Portugal Digital Summit’23, a partir da Exponor. Pode ver todas as notícias aqui e assistir à transmissão em direto do evento.