Durante o Portugal Digital Summit falou-se de temas de como a cloud e a inteligência artificial estão a ser utilizadas pelas empresas e cidadãos. Sofia Marta, Country Manager da Google Cloud em Portugal, lançou mesmo o "desafio" à Administração Pública em tornar-se o motor da transformação e exemplo na utilização destas novas tecnologias.
Em entrevista ao SAPO TEK, João Dias, presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), reforçou exatamente o esforço que tem sido feito para facilitar a vida aos portugueses. “É exatamente isso que nos move, facilitar a vida aos portugueses prestando melhores serviços e deforma mais fácil, acessível e rápida. A AMA tem trabalhado com diversas entidades da Administração Pública para prestar a nova geração de serviços públicos”.
E dá como exemplo, o lançamento esta semana da renovação automática da Carta de Condução. Os condutores até aos 50 anos, que não precisem se apresentar atestado médico e com títulos de condução de categoria B passam a receber o documento sem a necessidade de se deslocar ao balcão. “Com dois cliques na app Id.Gov e através da Chave Móvel Digital, um cidadão português pode renovar a sua carta de condução, sem ir a lado nenhum”.
Veja na vídeo a entrevista completa com João Dias:
Mas afirma que essa facilidade apresentada aos utilizadores exige muito trabalho nos bastidores. “É preciso integrar dados, processos, é necessário redesenhar todo o workflow e trabalhar com várias entidades”. Mas João Dias garante que é isso que se pretende, mudar a lógica e o paradigma, em quem as várias entidades do Estado cooperam e se organizam para depois prestar um melhor serviço ao cidadão.
Sobre os problemas de falta de literacia e o envelhecimento da população, que são entraves ao uso da tecnologia, João Dias afirma ser uma questão crítica, garantindo que ninguém fica para trás. Para isso, a lógica de integração e modernização se verifique nos canais físicos presenciais.
O projeto “Atendimento do Futuro” pretende ser a resposta, numa integração 360º que inclui os canais digitais, através das aplicações, mas também a loja do futuro: “O cidadão quando chega não tem de saber se o que precisa de tratar é com a entidade A, B, C ou D. Tem de saber o evento de vida que precisa tratar. E as entidades públicas já estão a reorganizar-se para integrar os processos e informações que precisam ser cruzados, para evitar que os cidadãos saltem entre os balcões”.
Clique para ver imagens dos momentos principais do Portugal Digital Summit’23, registados pela equipa do SAPO TEK
O SAPO TEK esteve a acompanhar os dois dias do Portugal Digital Summit’23, a partir da Exponor. Pode ver todas as notícias aqui e assistir à transmissão em direto do evento.
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